<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:638-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">638-1</td><td><b>A Educao Permanente como estratgia de mudana da rede de ateno sade da Estratgia Sade da Famlia: uma experincia da Secretaria de Estado da Sade do Piau (SESAPI)</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Lis Medeiros </u> (UFPI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI) ; Maria Gorete Ferreira da Silva (SESAPI - SECRETARIA DE ESTADO DA SADE DO PIAUI) ; Iolete Soares da Cunha (SESAPI - SECRETARIA DE ESTADO DA SADE DO PIAUI) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2> A Secretaria de Estado da Sade (SESAPI) implantou um curso de qualificao para trabalhadores da Estratgia Sade da Famlia tendo como fundamentao e concepo pedaggica a pedagogia da problematizao. O curso aconteceu em oito municpios plos com o percentual de qualificao correspondendo apenas 10% da totalidade de equipes implantadas no estado. O trabalho relata uma experincia de qualificao, tendo como objetivos apresentar a o contedo e a estratgia metodolgica de capacitao do curso em Educao Permanente para Ateno Bsica e contribuir como instrumento pedaggico de outras capacitaes para profissionais da rea da sade. O curso foi executado em duas fases. A Fase I foi de elaborao e pactuao doa projeto e a Fase II de inscrio, construo, avaliao e execuo dos contedos temticos. Concluiu-se que apesar de muitas dificuldades o curso promoveu uma mudana de atitude dos trabalhadores e que somente a aplicao da educao permanente nas formas de capacitaes aos trabalhadores da sade capaz de conduzir reflexo da prxis com mudana de atitude. Concluiu-se tambm, que os gestores representam um n crtico nas articulaes dos saberes e que passo a passo, ao serem qualificadas muitas aes podero ser implementadas melhorando e aumentando o acesso da populao aos servios de sade</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;educao, saude, trabalho</td></tr></table></tr></td></table></body></html>