9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:638-1



638-1A Educação Permanente como estratégia de mudança da rede de atenção à saúde da Estratégia Saúde da Família: uma experiência da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI)
Autores:Lis Medeiros (UFPI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI) ; Maria Gorete Ferreira da Silva (SESAPI - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PIAUI) ; Iolete Soares da Cunha (SESAPI - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PIAUI)

Resumo

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) implantou um curso de qualificação para trabalhadores da Estratégia Saúde da Família tendo como fundamentação e concepção pedagógica a pedagogia da problematização. O curso aconteceu em oito municípios pólos com o percentual de qualificação correspondendo apenas 10% da totalidade de equipes implantadas no estado. O trabalho relata uma experiência de qualificação, tendo como objetivos apresentar a o conteúdo e a estratégia metodológica de capacitação do curso em Educação Permanente para Atenção Básica e contribuir como instrumento pedagógico de outras capacitações para profissionais da área da saúde. O curso foi executado em duas fases. A Fase I foi de elaboração e pactuação doa projeto e a Fase II de inscrição, construção, avaliação e execução dos conteúdos temáticos. Concluiu-se que apesar de muitas dificuldades o curso promoveu uma mudança de atitude dos trabalhadores e que somente a aplicação da educação permanente nas formas de capacitações aos trabalhadores da saúde é capaz de conduzir à reflexão da práxis com mudança de atitude. Concluiu-se também, que os gestores representam um nó crítico nas articulações dos saberes e que passo a passo, ao serem qualificadas muitas ações poderão ser implementadas melhorando e aumentando o acesso da população aos serviços de saúde


Palavras-chave:  educação, saude, trabalho