9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:635-1


Poster (Painel)
635-1Atenção primária em Saúde: Referência e contra-referência de usuários das Unidades Básicas de saúde ao Pronto Socorro
Autores:Simoni Sandra Colombo (SETREM - Sociedade Educacional Três de Maio) ; Carla Isabel Kunkel (SETREM - Sociedade Educacional Três de MaioSETREM - Sociedade Educacional Três de Maio) ; Bruna Beltrame (SETREM - Sociedade Educacional Três de MaioSETREM - Sociedade Educacional Três de MaioSETREM - Sociedade Educacional Três de Maio) ; Airton Schmidt (SETREM - Sociedade Educacional Três de MaioSETREM - Sociedade Educacional Três de MaioSETREM - Sociedade Educacional Três de MaioSETREM - Sociedade Educacional Três de Maio)

Resumo

A crescente demanda pelos Serviços de Emergência tornam a Classificação de Risco necessária para minimizar os efeitos do aumento do número de atendimentos e diferentes graus de complexidade dos pacientes. A Classificação de Risco é um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. A partir de uma análise de tendências quanto à organização dos serviços de saúde dentro da proposta de ações integradas de saúde, específico em diversas Unidades da Atenção Básica de um munícipio da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Constitui-se de um estudo epidemiológico descritivo transversal, tendo os dados coletados a partir de fichas de atendimento de consultas médicas encaminhadas ao Pronto Socorro. Foram obtidas informações por meio de encaminhamentos referenciado pelo médico, enfermeiro(a) e/ou técnico e auxiliar de enfermagem entre o período de janeiro a junha do ano de 2008, ato da consulta que contemplavam, além de dados de identificação, possíveis diagnósticos e demais procedimentos realizados. Valorizaram-se na discussão as relações, o número de consultas realizadas, bem como o motivo dos encaminhamentos ao setor de emergência. As principais demandas foram as situações de risco para os pacientes, queixas agudas que envolviam desconforto físico e emociona, as necessidades pontuais caracterizadas como não urgentes, a busca de atendimento complementar ao recebido em outros serviços de saúde. Ressalta-se que, apesar de experimentais, esses índices mortam-se relativamente inadequados para a aferição preliminar da qualidade de um serviço ambulatorial a nível primário e apontam para a necessidade de novos estudos nesse sentido, visando à implementação da rede pública dentro dos sistema unificado de saúde. Portanto, a capacidade de resolver pelo menos 80% dos problemas de saúde só será alcançada em cada unidade, a partir da incorporação da composição adequada de recursos, capaz de atingir a capacidade de resolução com eficácia e utilizando o mínimo de investimentos possíveis. Acredita-se que a realização desse estudo possibilitou identificar lacunas no sistema de referência e contra-referência, alertanto para a organização dos encaminhamentos de um serviço ao outro e conseqüente diminuição de gastos e efetividade na assistência a saúde prestada.


Palavras-chave:  Atenção primária à saúde, Centros de Saúde, Serviços médicos de emergência