9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:633-1



633-1O APRENDER FAZENDO NA COMUNIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:Mariana Nossa Aragão (EEUFBA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Ana Carine Ferreira de Araújo (EEUFBA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Lidiane Abreu de Lacerda (EEUFBA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Sarah Alves Moura Costa (EEUFBA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Mariza Silva Almeida (EEUFBA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA)

Resumo

O objetivo deste relato de experiência é socializar a vivência de estudantes de enfermagem em um projeto de extensão, enfatizando o momento inicial do projeto e inserção do grupo na comunidade. O projeto intitulado “Promovendo Saúde e Cidadania no Alto do São João” é desenvolvido desde dezembro de 2008 pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia na comunidade do Alto do São João, Salvador, BA, caracterizada por possuir elevado número de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, desprovidas de infra-estrutura sanitária e com dificuldades de acesso a bens e serviços públicos, como meio de transporte, serviços de saúde e de segurança. O processo inicial do projeto configurou-se na inserção do grupo na comunidade, por meio de encontros quinzenais para estabelecer uma relação de confiança e aproximação com os sujeitos. Houve a necessidade de conhecer as características da população residente na área e identificar suas demandas, para depois levantar as possibilidades de articulação do PET com a comunidade para o desenvolvimento de práticas educativas em saúde e cidadania. A partir das experiências vivenciadas, procuramos a cada momento incorporar à nossa prática a importância de não subestimar o saber popular e a sua capacidade de perceber e encarar criticamente as situações vividas. Tivemos oportunidade de pôr em prática o respeito à cultura e à experiência individual, mediante a utilização de metodologia problematizadora e participativa, fundamentada na dialogicidade entre as partes envolvidas. O que nos conduziu a ter um olhar atento para a não reprodução do modelo conservador de educação, respeitando a autonomia dos sujeitos na tomada de decisões. Além disso, compreendemos que a vivência é processual e particular, e que o momento histórico de cada um deve ser respeitado no que tange à participação nas atividades. A dificuldade encontrada por nós, como a falta de conhecimento pedagógico para atuar com práticas educativas, principalmente com as crianças, foi minimizada mediante as parcerias estabelecidas com profissionais que nos auxiliaram voluntariamente, o que demonstra a importância do trabalho em equipe interdisciplinar. A vivência, ao longo das atividades, nos faz refletir sobre a nossa formação acadêmica, nos sensibiliza para a importância dos movimentos sociais na saúde e nos desperta para a consciência social e política, ferramenta indispensável para o futuro trabalho como enfermeiras.


Palavras-chave:  atividade em comunidade, reflexão, relato de vivência