<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:633-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">633-1</td><td><b>O APRENDER FAZENDO NA COMUNIDADE: RELATO DE EXPERINCIA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Mariana Nossa Arago </u> (EEUFBA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Ana Carine Ferreira de Arajo (EEUFBA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Lidiane Abreu de Lacerda (EEUFBA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Sarah Alves Moura Costa (EEUFBA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Mariza Silva Almeida (EEUFBA - ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O objetivo deste relato de experincia socializar a vivncia de estudantes de enfermagem em um projeto de extenso, enfatizando o momento inicial do projeto e insero do grupo na comunidade. O projeto intitulado  Promovendo Sade e Cidadania no Alto do So Joo desenvolvido desde dezembro de 2008 pelo Programa de Educao Tutorial (PET) da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia na comunidade do Alto do So Joo, Salvador, BA, caracterizada por possuir elevado nmero de pessoas em situao de vulnerabilidade socioeconmica, desprovidas de infra-estrutura sanitria e com dificuldades de acesso a bens e servios pblicos, como meio de transporte, servios de sade e de segurana. O processo inicial do projeto configurou-se na insero do grupo na comunidade, por meio de encontros quinzenais para estabelecer uma relao de confiana e aproximao com os sujeitos. Houve a necessidade de conhecer as caractersticas da populao residente na rea e identificar suas demandas, para depois levantar as possibilidades de articulao do PET com a comunidade para o desenvolvimento de prticas educativas em sade e cidadania. A partir das experincias vivenciadas, procuramos a cada momento incorporar nossa prtica a importncia de no subestimar o saber popular e a sua capacidade de perceber e encarar criticamente as situaes vividas. Tivemos oportunidade de pr em prtica o respeito cultura e experincia individual, mediante a utilizao de metodologia problematizadora e participativa, fundamentada na dialogicidade entre as partes envolvidas. O que nos conduziu a ter um olhar atento para a no reproduo do modelo conservador de educao, respeitando a autonomia dos sujeitos na tomada de decises. Alm disso, compreendemos que a vivncia processual e particular, e que o momento histrico de cada um deve ser respeitado no que tange participao nas atividades. A dificuldade encontrada por ns, como a falta de conhecimento pedaggico para atuar com prticas educativas, principalmente com as crianas, foi minimizada mediante as parcerias estabelecidas com profissionais que nos auxiliaram voluntariamente, o que demonstra a importncia do trabalho em equipe interdisciplinar. A vivncia, ao longo das atividades, nos faz refletir sobre a nossa formao acadmica, nos sensibiliza para a importncia dos movimentos sociais na sade e nos desperta para a conscincia social e poltica, ferramenta indispensvel para o futuro trabalho como enfermeiras.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;atividade em comunidade, reflexo, relato de vivncia</td></tr></table></tr></td></table></body></html>