9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:631-3


Poster (Painel)
631-3Prevenção e Promoção de Saúde: A Experiência de um Grupo Anti Tabagismo Desenvolvido na Estratégia de Saúde da Família
Autores:Deison Fernando Frederico (UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense) ; Patrícia Pereira da Silva (UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense) ; Mariani Pereira da Rosa de Lins (UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense)

Resumo

O presente trabalho busca relatar a experiência de uma equipe multiprofissionais, composta por 2 psicólogos, 1 assistente social, 1 dentista, 1 enfermeira e uma médica, todos residentes em saúde da família e comunidade, a necessidade de criar um grupo anti tabagismo na unidade de saúde da família que os residentes atuam, surge pela grande demanda de agravos a saúde decorrente do uso de tabaco e o grupo anti tabaco foi a estratégia pensada pela equipe como forma de combater o tabagismo, objetivamos com este trabalho realizar a prevenção de doenças acarretadas pelo uso do tabaco, direta ou indiretamente, e propiciar qualidade de vida a estes sujeitos, sendo com o cessar do hábito de fumar ou com a diminuição da ingestão desta substância diariamente. O grupo acontece semanalmente às quintas-feiras, no horário das 14 horas e com duração média de 90 minutos. O publico alvo são os usuários adscritos da unidade de saúde da família que fazem uso de tabaco. Temos como princípio base, desenvolver uma metodologia ativa, onde os usuários participam dinamicamente nas ações desenvolvidas com o grupo, tendo a liberdade de sugerir temas a serem abordados e expressarem suas ansiedades/inquietações. A equipe buscou trabalhar agregando as diversos saberes para assistir os usuários de modo integral. Desta forma obtivemos o êxito de 5 dos 13 participantes do grupo que conseguiram cessar o hábito de fumar, com o apoio do grupo e os demais usuários que não cessaram diminuíram consideravelmente o consumo diário de tabaco. Os usuários relatam a equipe os benefícios de parar de fumar, após o processo terapêutico de cessar uso tabaco, de que se sentem respirando melhor, a aparência da pele mais saudável. É importante ressaltar ainda que os usuários que pararam de fumar continuaram freqüentando o grupo, incentivando os demais e buscando prevenir uma possível recaída.


Palavras-chave:  Grupo, Prevenção, Tabagismo