9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:629-3



629-3PROMOÇÃO DA SAÚDE DE IDOSOS DE UM ABRIGO MUNICIPAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores:Normalene Sena de Oliveira (UFG - CAC - Universidade Federal de Goias -CAC) ; Fabiana Ribeiro Santana (UFG - CAC - Universidade Federal de Goias -CAC)

Resumo

Caracterização do problema. Propomos construir a disciplina de Promoção da Saúde junto a um grupo de alunos do Curso de Enfermagem de uma Universidade Pública no Sudoeste Goiano na perspectiva da Política Nacional de Promoção da Saúde e da Pedagogia da Problematização com a utilização do método do arco de Maqüerez. A partir da observação à realidade de idosos de um abrigo municipal da região constatamos a necessidade de elaboração de um planejamento voltado à prática corporal/atividade física, prevenção da violência e estímulo à cultura de paz. Descrição da experiência. O projeto de intervenção na promoção da saúde do idoso foi constituído a partir das etapas propostas pelo método do arco que são a observação à realidade, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. Os alunos elaboraram, para a observação, um roteiro de entrevista para o reconhecimento do cenário e atores sociais orientado nos eixos da Política Nacional de Promoção da Saúde. As entrevistas, comportamentos, gestos, sentimentos e percepções do grupo foram registrados em um diário de campo. A partir do levantamento, o grupo de alunos definiu que os principais aspectos que interferiam negativamente no processo saúde-doença dos idosos eram a falta de prática corporal/atividade física, relacionamento interpessoal conflituoso, solidão e isolamento social. Diante disso, fazia-se necessária na teorização o aprofundamento dos conteúdos de tecnologias de educação em saúde, saúde mental do idoso, pedagogia de Paulo Freire e prática corporal/atividade física voltada ao idoso. Após a teorização os alunos elaboraram um projeto de intervenção que contemplava os pontos-chave por meio de atividades cognitivas (jogos) e motoras (artesanato, massagem, pintura, música e dança). A implementação do projeto no abrigo envolveu os idosos, funcionários, estudantes do Curso de Educação Física, comunidade, familiares e equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF). Efeitos alcançados e recomendações. Ao avaliar as atividades junto aos idosos observamos o impacto positivo na promoção da saúde em decorrência das atividades pedagógicas, confraternização com familiares, interação com a comunidade, universidade e equipe ESF. A avaliação dos alunos do curso de Enfermagem e Educação Física ressaltou o processo de ensino-aprendizagem como significativo e capaz de desenvolver saberes técnicos, científicos e sociovalorativos na perspectiva da promoção da saúde e interdisciplinaridade.


Palavras-chave:  Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Saúde do idoso