9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:629-2



629-2PROMOÇÃO DA SAÚDE NO CENÁRIO ESCOLAR
Autores:Normalene Sena de Oliveira (UFG - CAC - Universidade Federal de Goias-CAC) ; Fabiana Ribeiro Santana (UFG - CAC - Universidade Federal de Goias-CAC)

Resumo

Caracterização do problema. Propomos construir uma disciplina de Promoção da Saúde junto a um grupo de discentes do Curso de Enfermagem de uma Universidade Pública no Sudoeste Goiano na perspectiva da Política Nacional de Promoção da Saúde, do Programa Nacional de Saúde do Escolar, do Programa Saúde na Escola, das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem e da Pedagogia da Problematização com a utilização do método do arco de Maqüerez. A partir da observação à realidade de um grupo de crianças e adolescentes de 10 a 13 anos de uma Escola Municipal no Sudoeste Goiano constatamos a necessidade de elaboração de um planejamento voltado à Promoção do Desenvolvimento Sustentável e Prevenção da Violência e Estímulo à Cultura de Paz. Descrição da experiência. Os pontos-chave elencados a partir da observação no cenário escolar envolviam conflitos familiares, uso de drogas lícitas e ilícitas pelos genitores e cuidadores, violência doméstica, violência familiar, violência física, privação e limitação na concretização dos sonhos. A partir do levantamento dos pontos-chave buscamos através da teorização respostas aos problemas e a elaboração de hipóteses de solução. Diante disso, elaboramos um projeto de intervenção com o uso de jogos pedagógicos (bingo, jogo da trilha, oficina de desenho, dança das cadeiras e o tesouro) no intuito de fortalecer a cultura de paz como valor e o desenvolvimento sustentável na perspectiva da auto-estima. A execução do projeto de intervenção contou com a participação efetiva dos professores responsáveis pelo grupo de crianças e adolescentes em diferentes espaços e horários. Efeitos alcançados e recomendações. Ao avaliar as atividades junto ao grupo de crianças e adolescentes constatamos que a utilização de jogos na perspectiva da auto-estima possibilita a conquista da autonomia em gerir a própria história. A avaliação dos discentes do curso de Enfermagem ressaltou o processo de ensino-aprendizagem como significativo e capaz de desenvolver novos aprender, fazer e ser profissional.


Palavras-chave:  Educação em Saúde, Ensino e aprendizagem, Promoção da Saúde