<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:627-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">627-1</td><td><b>Formao profissional e Servios de Sade Mental no SUS: estudo sobre a insero de egressos do Curso de Terapia Ocupacional da FMUSP.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Elisabete Ferreira Mangia </u> (FMUSP - Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo) ; Melissa Muramoto (FMUSP - Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo) ; Valdir Pierote Silva (FMUSP - Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo) ; Ana Lucia Marinho Marques (FMUSP - Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Introduo: A implementao das redes de servios de sade mental configura-se como processo complexo que coloca exigncias para o ensino de graduao. O curso de Terapia Ocupacional da FMUSP implementou mudanas curriculares tendo em vista a formao de profissionais comprometidos e capazes de compreender e lidar com as exigncias tericas e tcnicas da ateno e da reabilitao psicossocial de pessoas com transtornos mentais. Tal projeto composto por um grupo de disciplinas tericas e prticas que buscam atingir as metas mais significativas da poltica de sade mental. Objetivos: Conhecer, caracterizar e analisar a insero de egressos em servios e/ou projetos de sade mental no contexto do SUS e analisar a adequao entre a formao e as exigncias para a atuao profissional colocadas pelos novos servios e/ou projetos de sade mental. Mtodo: Pesquisa qualitativa baseada em procedimentos da etnometodologia consistiu na aplicao de questionrios e realizao de grupos focais, ao longo do segundo semestre de 2009, com egressos inseridos em servios pblicos de sade mental. Resultados: dados obtidos demonstram que os egressos: conseguem insero em servios de sade mental nos primeiros 6 meses de formados; buscam principalmente cursos de especializao e/ou aprimoramento; vivenciam grande rotatividade em servios novos; relatam que tais servios so heterogneos em relao organizao, processo de trabalho, estrutura, gesto e objetivos assistenciais; so convocados ao desempenho de tarefas de planejamento e gesto sem que disponham de experincia e maturidade; relatam que os servios so implantados sem um processo formativo e de gesto consistentes, enfrentam um cenrio repleto de conflitos tcnicos e tericos que expressam dificuldades presentes no processo de mudana no campo da sade mental. Concluses: os novos cenrios exigem novas competncias profissionais no previstas na graduao; qualificao e formao permanente; mudanas na formao oferecida pela graduao especialmente nos campos da ateno bsica, dependncia qumica e alcoolismo. H falta de formao para o trabalho em equipe e para a gesto e modelagem de servios. Os jovens profissionais necessitam de respaldo institucional pois so os protagonistas das mudanas propostas pela Poltica de Sade Mental. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;saude mental, ensino graduao, terapia ocupacional</td></tr></table></tr></td></table></body></html>