622-2 | Projeto "Saúde pelo Movimento" | Autores: | Flávia Marinho Duarte dos Santos (NESA/UERJ - Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente/UERJ) ; Felipe Fortes (NESA/UERJ - Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente/UERJ) |
Resumo A adolescência como um conceito plural engloba componentes biológicos, emocionais e socioculturais. O componente biológico caracteriza-se pelas transformações anatômicas e fisiológicas, que incluem o crescimento e desenvolvimento e a maturação sexual. O componente emocional compreende as adaptações ao corpo em transformação, às novas relações com a família e outros grupos sociais e as novas experiências. O componente sociocultural abrange a busca da identidade adulta por meio de uma crescente autonomia e independência (BRASIL,2002).Lidar com essas situações requer dos profissionais de saúde uma abordagem integral e criativa frente aos problemas identificados.
O Projeto “Saúde pelo Movimento”, foi desenvolvido numa parceria entre o Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente, NESA/UERJ e o Conservatório Brasileiro de Dança, como parte de uma série de ações desenvolvidas pela Atenção Primária do NESA.
É composto por oficinas de saúde desenvolvidas especificamente para o público adolescente,abordando os mais diferentes temas, tais como: corpo saudável, nutrição, gênero e diversidade sexual e órgãos reprodutores.
Tem por objetivo realizar discussão consistente sobre as diversas temáticas que perpassam a adolescência, utilizando, para esta troca de saberes/experiências, a potencialidade comunicativa do corpo através do movimento e da criatividade.
Os temas foram abordados por comunicação verbal, escrita e visual – através de roda de debates, confecção e análise de materiais escritos, exposição de slides e vídeos com argumentações críticas – e ,ao final das discussões, os jovens foram estimulados a experimentar, dialogar e interagir com e pelo movimento corporal criativo em relação as idéias abordadas.
A avaliação do projeto será feita a partir da observação do desenvolvimento e interesse cognitivo de cada aluno e também a partir da implementação de questionários entre os participantes das oficinas e os profissionais que trabalham no Conservatório Brasileiro de Dança. Os questionários tem como objetivo avaliar o impacto da atividade no cenário do Conservatório, assim como, aferir , junto a equipe que desenvolve diferentes atividades com os alunos, qual a percepção que eles (trabalhadores) têm sobre a temática da saúde e sua importância para jovens bailarinos.
Palavras-chave: Adolescente, Movimento, Oficinas de saúde |