Poster (Painel)
620-3 | Perfil das participantes do Grupo de Mães de um Hospital Universitário de Porto Alegre | Autores: | Gabriela Tomedi Leites (PREMUS-PUCRS - Programa de Residencia Multiprofissional em Saúde PUCRS) ; Caroline Helena Lazzarotto Lima (PREMUS-PUCRS - Programa de Residencia Multiprofissional em Saúde PUCRS) ; Cássia Luise Böettcher (PREMUS-PUCRS - Programa de Residencia Multiprofissional em Saúde PUCRS) ; Gabriela Chiochetta (PREMUS-PUCRS - Programa de Residencia Multiprofissional em Saúde PUCRS) ; Lidiane Bernardy (PREMUS-PUCRS - Programa de Residencia Multiprofissional em Saúde PUCRS) ; Marcielli Lilian Trevisan (PREMUS-PUCRS - Programa de Residencia Multiprofissional em Saúde PUCRS) ; Heloísa Reckziegel Bello (PREMUS-PUCRS - Programa de Residencia Multiprofissional em Saúde PUCRS) |
Resumo A maternidade é um período no qual surgem muitas dúvidas e inseguranças em relação a esta nova etapa. Com intuito de levar informações que auxiliem as mães e seus familiares na adaptação a esta fase criou-se o Grupo de Mães no Hospital São Lucas da PUCRS pela equipe multiprofissional do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde.
Este estudo busca mostrar o perfil das participantes deste grupo no período de setembro a dezembro de 2008. Trata-se de um estudo transversal descritivo e os dados foram coletados nos prontuários das pacientes e através de instrumentos elaborados pela equipe.
Os grupos aconteceram de forma operativa, realizados duas vezes por semana com duração de 40 minutos. Os temas abordados versavam sobre a gestação, o puerpério e suas implicações, além de buscar fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e bebê e oferecer estratégias de enfrentamento e adaptação à maternidade. Participaram do grupo 101 mulheres, 6,93% são gestantes e 93,07% puérperas, 100% usuárias do SUS. A faixa etária variou entre 13 a 45 anos, com média de 26,67,4 anos. O número de gestações é de 2,41,36 e de partos é de 2,11,3. Das participantes 68,9% tiveram parto normal e 31,1% parto cesáreo. 93,1% fizeram acompanhamento pré-natal. 69,4% possuem companheiro. 53,4% são de cor branca 26,1%pardas e 20,5%negras. A maioria, 41,8% possui apenas ensino fundamental incompleto. O tema mais abordado nos encontros foi a amamentação, seguido dos cuidados com o bebê.
Os grupos operativos com gestantes e puérperas possibilita a troca de experiência entre os profissionais e as participantes, auxiliando-os a vislumbrar estratégias para o enfrentamento das dificuldades que poderão surgir neste novo período, além de promover a integração e a interação entre o conhecimento técnico e o popular.
Palavras-chave: Perfil de Saúde, Período Pós-Parto, Pesquisa Interdisciplinar |