9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:620-2


Poster (Painel)
620-2Educação para a saúde, prevenção e tratamento da incontinência urinária feminina: abordagem interdisciplinar em um grupo de uma Unidade Básica de Saúde
Autores:Gabriela Tomedi Leites (PREMUS- PUCRS - Programa de Residencia Multiprofissional em Saúde PUCRS) ; Lidiane Bernardy (PREMUS- PUCRS - Programa de Residencia Multiprofissional em Saúde PUCRS) ; Gabriela Chiochetta (PREMUS- PUCRS - Programa de Residencia Multiprofissional em Saúde PUCRS) ; Cássia Luise Böettcher (PREMUS- PUCRS - Programa de Residencia Multiprofissional em Saúde PUCRS) ; Marcielli Lilian Trevisan (PREMUS- PUCRS - Programa de Residencia Multiprofissional em Saúde PUCRS) ; Caroline Helena Lazzarotto Lima (PREMUS- PUCRS - Programa de Residencia Multiprofissional em Saúde PUCRS) ; Heloísa Reckziegel Bello (PREMUS- PUCRS - Programa de Residencia Multiprofissional em Saúde PUCRS)

Resumo

Introdução A incontinência urinária (IU) é definida por perda involuntária de urina, constituindo-se um problema social ou higiênico, repercutindo nos âmbitos biopsicossocial, sexual, ocupacional e econômico da mulher e seus familiares. Portanto, torna-se necessária uma abordagem integral e um atendimento humanizado. Descrição da experiência O trabalho relata as atividades desenvolvidas por uma equipe multiprofissional em um grupo voltado à educação para saúde, à prevenção e ao tratamento da IU em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de outubro de 2008 a fevereiro de 2009. As mulheres tomaram conhecimento do grupo através dos profissionais da UBS e de cartazes informativos. Para ingressar no grupo foram submetidas à entrevista e exame físico individuais. Utilizou-se a metodologia de dinâmica de grupo aberto. Os encontros ocorreram semanalmente com duração de 60 minutos. Iniciavam-se com a apresentação das participantes e da proposta de trabalho, seguido de um espaço de discussão, suporte e troca de experiências sobre a IU. Após, realizava-se a cinesioterapia visando à reeducação do assoalho pélvico. Dez mulheres participaram, com idade entre 35 a 76 anos, a maioria no período do climatério. Considerações finais O grupo com enfoque interdisciplinar favoreceu uma visão ampliada da saúde através do atendimento integral e humanizado à mulher. As atividades propiciaram a troca de experiências e a construção de conhecimento sobre a IU entre equipe e participantes. Houve relatos de redução dos sintomas da IU e melhora no desempenho sexual. Além disso, o trabalho em grupo é uma maneira viável, pouco onerosa e prática de acesso às informações.


Palavras-chave:  Educação, Incontinência Urinária, Pesquisa Interdisciplinar