<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:618-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">618-3</td><td><b>SALA DE ESPERA: A educao em sade,como dispositivo para o acolhimento e humanizao.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Bruna Cristiane Furtado Gomes (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; <u>Aline Basso da Silva </u> (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Marcli do Rosrio de Oliveira (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2><B>TEXTO</b>O presente resumo relata a experincia da realizao de grupo de sala de espera, promovidos em Unidades Bsicas de Sade e Programa Sade da Famlia, na cidade de Uruguaiana por acadmicas de enfermagem da Universidade Federal do Pampa. O objetivo desse relato destacar a importncia da Sala de Espera como prtica para promover a educao em sade, e o empoderamento do usurio do Sistema nico de Sade. O trabalho foi desenvolvido atravs de orientaes realizadas em sala de espera onde os temas foram elencados conforme a demanda dos usurios presentes no momento das consultas. Como resultados podemos visualizar a melhora do vnculo e maior satisfao dos usurio com o servio de sade. As orientaes e esclarecimentos contriburam para a capacidade do sujeito refletir sobre suas implicaes no processo sade-doena. Dessa forma fundamental que os profissionais de sade, utilizem-se das salas de espera como dispositivo para fortalecer o vnculo com o usurio, proporcionando o acolhimento, e uma assistncia integral e humanizada. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao em sade, humanizao, Acolhimento</td></tr></table></tr></td></table></body></html>