<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:616-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">616-1</td><td><b>RELATO DE EXPERINCIA EDUCAO PERMANENTE EM SADE E POLTICA NACIONAL DE HUMANIZAO:DESAFIOS NO COTIDIANO DO SUS </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Jacinta de Ftima Franco Pereira Machado </u> (SESAU - Scretaria Municipal de Sade de Campo Grande) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O relato que segue,aponta desafios na contextualizao das polticas pblicas em implementao no SUS, assim como as fragilidades na elaborao das estratgias de enfrentamento. A partir de um relato de experincia,percebe-se a fragilidade de uma proposta-projeto a ser desenvolvida segundo interesse institucional, desconsiderando a situao humana, a produo de subjetividades. Aponta ainda, outras fragilidades como a precaridade de recursos, tanto para a produo de conhecimentos, quanto para sustentabilidade das aes educativas, tornando-as refns da contrapartida de hospitais, universidades e sociedades de especialidades conveniados, oferecendo suporte pedaggico aos profissionais, no intuito de fortalecer as potencialidades da rede municipal de sade. possvel identificar o antagonismo entre o iderio do SUS e as ideologias dominantes e a produo de subjetividades implicada. Ainda a situao do trabalho no SUS, enfatizando a duplicidade de funes, cujos objetivos e ideologias no cabem na mesma pessoa. Em relao dimenso social da educao, h necessidade de ampliar as possibilidades de contextualizao e sustentabilidade das aes educativas, atravs de estratgias que articulem as Polticas de Educao Permanente e de Humanizao, para aproximar os subjetivos dos objetivos propostos em ambas as polticas de governo. E, desenvolver o conhecimento pertinente, assim como a condio humana. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;educao permanente, humanizao, contextualizao</td></tr></table></tr></td></table></body></html>