9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:615-1



615-1MODELAGEM: A EDUCAÇÃO FÍSICA EM FINOS TRAÇOS NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE (RMSFC) - FORTALEZA
Autores:Samara Moura Barreto (RMSFC - FORTALEZA - Sistema Municipal Saúde Escola) ; Milena Karine de Sousa (RMSFC - FORTALEZA - Sistema Municipal Saúde Escola) ; Mônica Campos Chaves (RMSFC - FORTALEZA - Sistema Municipal Saúde Escola) ; Thiago França Lopes (RMSFC - FORTALEZA - Sistema Municipal Saúde Escola) ; Glauber Leite de Abreu (UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)

Resumo

O trabalho é intitulado “Modelagem” por exprimir diversos significados - assinalar contornos, afeiçoar, moldar, ajustar - os quais fazem parte de nossa leitura sobre o cotidiano do fazer em saúde, ou melhor, do fazer em políticas. Nesta leitura, inserimos a necessidade de ter afeição por algo/ alguém; de tecer territórios sócio-existenciais. “Finos traços” constituem o estar da educação física neste contexto de saúde pública sobre uma forma suave, ao considerarmos uma nova prática, sensível a fragilidades, mas recoberta de fortalezas. O que ensejamos neste trabalho é delinear alguns traços do fazer da educação física na RMSFC cujas formas pudemos modelar. Propomos a visualização sobre dois projetos no âmbito da educação física: O Cuidando do Cuidador e o Esporte na Praia – Escolinha de Surf. O Projeto Cuidando do Cuidador surgiu no espaço da roda de gestão cujo objetivo fomenta a integralidade do sujeito como eixo norteador de um produto de ações de promoção à saúde para os Agentes Comunitários de Saúde. É um espaço de afetividades, são histórias, sorrisos, sentimentos revelados, fortalecimento de idéias, autonomias, liberdade, fragilidades, pessoalidades, vidas. O Projeto de Esporte na Praia também foi construído no seio do planejamento participativo ao discutirmos sobre as problemáticas do território cuja evidência foi dada ao público adolescente. O objetivo deste projeto é desenvolver práticas corporais através do esporte na praia - ambiente de lazer do cotidiano dos adolescentes - em conjunto com ações integradas de educação em saúde no contexto multiprofissional. São pés descalços, peles bronzeadas, singela magreza, corpos frágeis; porém valores, purezas, prazeres. É um solo “arenoso”, também “calcário; porém ambiente de lazer. São tardes ao sol; porém tardes em família. Apesar dos limites, muitas potencialidades. Através destes projetos podemos perceber como se constitui o contexto de nossas práticas em educação física na RMSFC que releva o vivenciar territórios, a produção de afetos e vínculos fomentados pela promoção de uma saúde holística. É importante salientar que nossa contribuição como profissional de educação física para o sistema de saúde, embora consistente, necessária e promissora, ainda é muito incipiente. Faz-se necessário um maior reconhecimento da nossa profissão, da compreensão do nosso fazer e uma transformação no contexto da nossa formação que carece de novas adequações para esta realidade.


Palavras-chave:  educação física, saúde pública, práticas integrativas