613-1 | EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE: UM ESTUDO SOBRE A DIMENSÃO EDUCATIVA NA PRÁTICA DOS ASSISTENTES SOCIAIS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SOBRAL - CE | Autores: | Roberta Menezes Sousa (EFSFVS - Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia) ; Rita de Cássia Marques Costa (EFSFVS - Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia) |
Resumo Em um contexto marcado pela irrupção da Ditadura Militar na década de 70, repressão e perseguição aos movimentos sociais, aos partidos políticos de esquerda e às lideranças mais comprometidas com os ideais libertários e emancipacionistas, surge no campo da saúde os movimentos que buscavam romper com a tradição autoritária e normalizadora da relação entre os serviços de saúde e a população, com destaque para o movimento da Educação Popular em Saúde. Neste cenário, as propostas pedagógicas de Paulo Freire foram retomadas pelos profissionais de saúde. Atualmente, a educação popular em saúde se constitui em um campo prático e de conhecimento no setor saúde, como modelo de prática educativa sensível às necessidades dos usuários, dialógica, participativa. Nesse sentido, a pesquisa em andamento, investiga a dimensão educativa da profissão de Serviço Social e a sua relação com Educação Popular em Saúde no cotidiano da prática profissional dos Assistentes Sociais que atuam na Estratégia Saúde da Família do município de Sobral, enquanto instrumento pedagógico capaz de reorientar as práticas desses profissionais nas ações e serviços de saúde e nas suas relações com a população usuária. Ainda busca identificar outros perfis pedagógicos presentes exercício profissional do Assistente Social; apreender a concepção e compreensão dos Assistentes Sociais sobre educação popular em suas relações com a saúde; analisar a relação entre educação popular e projeto ético-político profissional nas ações e serviços de saúde prestados pelo Serviço Social; apreender a concepção e compreensão que os profissionais da equipe multiprofissional de saúde e a comunidade têm sobre o fazer da assistente social. A pesquisa é do tipo descritiva e explicativa, de abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso.Os instrumentos que utilizados para desenvolvimento da pesquisa de campo são a observação direta do ambiente pesquisado e as entrevistas abertas dos sujeitos investigados. Destaco a relevância da pesquisa, em razão da sua possível contribuição para a reflexão e geração de mudanças nas práticas de educação em saúde dos trabalhadores de saúde, em especial os assistentes sociais, para uma apreensão mais abrangente das necessidades de saúde dos sujeitos e possível efetivação de mudanças a partir de uma prática efetiva de participação social e promoção da cidadania ativa. A pesquisa será apresentada em junho/2010 para obtenção de título de Especialização em Saúde da Família. Palavras-chave: Educação Popular, Saúde, Serviço Social |