<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:611-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">611-1</td><td><b>Planejamento Familiar como Estratgia de Sade na Escola</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Vanessa Bandeira Fiorentin </u> (ESP - Escola de Sade PblicaESP - Escola de Sade PblicaESP - Escola de Sade PblicaESP - Escola de Sade Pblica) ; Luiz Abel Ferreira de Souza Junior (ESP - Escola de Sade Pblica) ; Fernanda Ceclia dos Santos (ESP - Escola de Sade PblicaESP - Escola de Sade Pblica) ; Thiele da Costa Mller Castro da Costa Mller Castro (ESP - Escola de Sade PblicaESP - Escola de Sade Pblica) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Esta proposta de trabalho tem como tema o planejamento familiar, tendo como objeto geral a educao em sade e esclarecimento de assuntos sobre sexualidade para alunos da quinta srie de uma escola estadual do municpio de Porto Alegre  RS, e como objetivo especfico oferecer o conhecimento necessrio para optar por um mtodo e para posterior utilizao de forma correta. Fundamenta-se na importncia da compreenso da dinmica existente entre sade e educao, questes fundamentais que no devem ser pensadas separadamente. A ateno integral sade, abrangendo a preveno, promoo e ateno, tema muito discutido no atual contexto social. E a partir deste tipo de ateno que as autoras problematizam e constroem o presente projeto de trabalho. O trabalho uma das atividades inseridas na residncia multiprofissional em Ateno Bsica em Sade Coletiva da Escola de Sade Pblica - RS, que os residentes de primeiro ano, desenvolveram. Pelo Programa de Planejamento Familiar abranger atividades educativas, aconselhamento e atividades clnicas ser atravs do primeiro tipo de atividade que propomos este trabalho na escola. Ser uma oportunidade para a prtica de aes educativas que no devem se restringir apenas s atividades referentes anticoncepo, no enfoque da dupla proteo, mas sim abranger todos os aspectos da sade integral. O Manual Tcnico da Assistncia em Planejamento Familiar do Ministrio da Sade (2002) sustenta a idia de que as atividades educativas devem propiciar o questionamento e reflexo sobre temas como sexualidade e anticoncepo. Nesta perspectivas foro desenvolvidos encontros com os alunos, que totalizaram 5 encontros, com dinmicas e palestras que possibilitaram discusso e aprendizagem sobre o tema. Resultado: Percebemos que a ateno dos alunos aumentou muito desde o primeiro encontro e que conquistamos o respeito deles. Os alunos foram bastante participativos e elaboraram perguntas ao longo do encontro. A avaliao do trabalho foi positiva, sendo que os alunos sugeriram a continuidade do trabalho. REFERNCIAS BRASIL. Lei N. 9.263, de 12 de janeiro de 1996. Planejamento Familiar. Regula o 7 do artigo 226 da Constituio Federal, que trata do planejamento familiar, estabelece penalidades e d outras providncias. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Planejamento Familiar, sexualidade, famlia</td></tr></table></tr></td></table></body></html>