Poster (Painel)
611-1 | Planejamento Familiar como Estratégia de Saúde na Escola | Autores: | Vanessa Bandeira Fiorentin (ESP - Escola de Saúde PúblicaESP - Escola de Saúde PúblicaESP - Escola de Saúde PúblicaESP - Escola de Saúde Pública) ; Luiz Abel Ferreira de Souza Junior (ESP - Escola de Saúde Pública) ; Fernanda Cecília dos Santos (ESP - Escola de Saúde PúblicaESP - Escola de Saúde Pública) ; Thiele da Costa Müller Castro da Costa Müller Castro (ESP - Escola de Saúde PúblicaESP - Escola de Saúde Pública) |
Resumo Esta proposta de trabalho tem como tema o planejamento familiar, tendo como objeto geral a educação em saúde e esclarecimento de assuntos sobre sexualidade para alunos da quinta série de uma escola estadual do município de Porto Alegre – RS, e como objetivo específico oferecer o conhecimento necessário para optar por um método e para posterior utilização de forma correta. Fundamenta-se na importância da compreensão da dinâmica existente entre saúde e educação, questões fundamentais que não devem ser pensadas separadamente. A atenção integral à saúde, abrangendo a prevenção, promoção e atenção, é tema muito discutido no atual contexto social. E é a partir deste tipo de atenção que as autoras problematizam e constroem o presente projeto de trabalho.
O trabalho é uma das atividades inseridas na residência multiprofissional em Atenção Básica em Saúde Coletiva da Escola de Saúde Pública - RS, que os residentes de primeiro ano, desenvolveram.
Pelo Programa de Planejamento Familiar abranger atividades educativas, aconselhamento e atividades clínicas será através do primeiro tipo de atividade que propomos este trabalho na escola. Será uma oportunidade para a prática de ações educativas que não devem se restringir apenas às atividades referentes à anticoncepção, no enfoque da dupla proteção, mas sim abranger todos os aspectos da saúde integral.
O Manual Técnico da Assistência em Planejamento Familiar do Ministério da Saúde (2002) sustenta a idéia de que as atividades educativas devem propiciar o questionamento e reflexão sobre temas como sexualidade e anticoncepção. Nesta perspectivas forão desenvolvidos encontros com os alunos, que totalizaram 5 encontros, com dinâmicas e palestras que possibilitaram discussão e aprendizagem sobre o tema.
Resultado:
Percebemos que a atenção dos alunos aumentou muito desde o primeiro encontro e que conquistamos o respeito deles. Os alunos foram bastante participativos e elaboraram perguntas ao longo do encontro. A avaliação do trabalho foi positiva, sendo que os alunos sugeriram a continuidade do trabalho.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Lei N. 9.263, de 12 de janeiro de 1996. Planejamento Familiar. Regula o § 7º do artigo 226 da Constituição Federal, que trata do planejamento familiar, estabelece penalidades e dá outras providências.
Palavras-chave: Planejamento Familiar, sexualidade, família |