9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:610-1



610-1Organização da Atenção a Saúde da Criança menor de 01 pela Equipe de Saúde da Família(ESF) com enfoque no Trabalho em Equipe e Integralidade
Autores:Fernanda Lazzari Freitas (UFSC - Universidade Federal de Santa CatarinaCS SACO GRANDE - Centro de Saúde Saco Grande) ; Janaina dos Santos Silva (CS SACO GRANDE - Centro de Saúde Saco Grande) ; Núbia Giuliani (CS SACO GRANDE - Centro de Saúde Saco Grande)

Resumo

Uma das atribuições da Equipe de Saúde da Família é a Atenção a Saúde da Criança. O protocolo de Atenção a Saúde da Criança do Município de Florianópolis prevê que toda criança menor de 01 ano deve ser acompanhada mensalmente pela ESF. Entendemos que a consulta individual foca a abordagem sobretudo no aspecto biológico , não propicia o trabalho em equipe e a troca de experiências entre usuários-equipe e usuários-usuários. Foi o questionamento de como transformar este seguimento em prática que promova a integralidade da atenção e o trabalho em equipe que fez a ESF 330 do Centro de Saúde do Saco Grande iniciar o Grupo de Puericultura. O grupo tem freqüência mensal e é dividido por faixa etária: 0-4meses, 5-8meses e 9 a 12 meses. Toda equipe de ESF participa da atividade: Agentes Comunitários de Saúde(ACS), Técnico de Enfermagem, Dentista, Médico e Enfermeiro. E a coordenação do grupo é sempre intercalada entre os membros da equipe. O grupo se desenvolve em dois momentos. No primeiro momento todos os participantes sentam em roda e discutem tema levado pela equipe. O tema proposto pela equipe é o ponto inicial e proporciona o aparecimento de novos temas, troca de conhecimentos e novos conhecimentos. Os temas são relacionados a saúde da criança: aleitamento materno, alimentação, cuidados com o recém nascido, acidentes domésticos, vacinas entre outros. Todo processo acontece de forma dialógica a fim de proporcionar a troca e aprendizado entre usuários e equipe. No segundo momento é realizado a antropometria e orientações de saúde bucal. Percebemos que a estratégia de grupo para acompanhamento das crianças pela ESF estimula o trabalho em equipe com vistas a integralidade na atenção da criança e sua família. Permite também a reflexão compartilhada sobre temas que exigem soluções coletivas como:tempo de licença maternidade, acesso a alimentação saudável e necessidade de mais creches no bairro.


Palavras-chave:  Integralidade, Saúde da Criança, Trabalho em Equipe