9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:608-2



608-2Apoio matricial: possibilidades da psicologia na atenção básica.
Autores:Francele Dimer Magnus (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulNASCA - Núcleo de Atençaõ a Saúde da Criança e do Adolescente) ; Jaqueline de Carvalho Rodrigues (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulNASCA - Núcleo de Atençaõ a Saúde da Criança e do Adolescente) ; Jaqueline Portella Giordani (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulNASCA - Núcleo de Atençaõ a Saúde da Criança e do Adolescente) ; Rosemarie Gartner Tschiedel (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Maria Walderez Faria Correa La Salvia (NASCA - Núcleo de Atençaõ a Saúde da Criança e do Adolescente)

Resumo

O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), implementado pelo Governo Federal, objetiva executar políticas de inclusão social, especialmente na área da saúde, buscando substituir o modelo tradicional de organização do cuidado em saúde, historicamente centrado na doença e no atendimento hospitalar. O Programa Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) tem como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade como uma das ações intersetoriais direcionadas ao fortalecimento da atenção básica e da vigilância em saúde, sendo uma das estratégias do Pró-Saúde. Em Porto Alegre, graduandos de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) inseridos em ambos os programas federais têm atuado na rede de assistência básica em saúde, com o objetivo de executar as propostas do Pró e PET-Saúde no Distrito Glória-Cruzeiro-Cristal. O apoio matricial (AM) aparece como possibilitador dessa inserção da Psicologia nas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), buscando deslocar o poder da especialização profissional, e ao mesmo tempo, reforçando o poder de gestão da equipe interdisciplinar. O AM em saúde objetiva assegurar retaguarda especializada a equipes e profissionais encarregados da atenção a problemas de saúde. Trata-se de uma metodologia de trabalho complementar àquela já utilizada, como os mecanismos de referência e contra-referência, protocolos e centros de regulação. O apoio matricial pretende oferecer também suporte técnico pedagógico às equipes de referência, que são formadas por aqueles que têm a responsabilidade pela condução de um caso individual, familiar ou comunitário que será matriciado pelo especialista. Dessa forma, busca-se construir um espaço para comunicação ativa e para o compartilhamento de conhecimento entre profissionais de referência e apoiadores. A inserção da Psicologia, auxiliando no matriciamento, objetiva ampliar as possibilidades de construção de vínculo entre profissionais e usuários, já que busca a atenção longitudinal do caso, à semelhança do preconizado por equipes de saúde da família na atenção básica. O AM permite fazer saúde de uma forma ampliada e integrada, através desse saber mais generalista e interdisciplinar.


Palavras-chave:  matriciamento, Educação em saóde, PET-Saúde