9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:606-1


Poster (Painel)
606-1A MULTIPROFISSIONALIDADE NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES COM RESIDENTES DE UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA - UMA NOVA ABORDAGEM NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Autores:Alexandre Daronco (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Tássia Silvana Borges (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Micheli Chabat da Silva (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Marthina Gressler (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul)

Resumo

Independentemente da sociedade considerar o uso de substâncias um problema moral ou legal, quando este cria dificuldades para o usuário ou é fator etiológico para surgimento de doenças, torna-se preocupação para todos os profissionais da saúde. Os problemas enfrentados por residentes de comunidades terapêuticas vão desde a recusa dos profissionais em atende-los a sintomas que incluem transtornos psíquicos, transmissão de doenças e agravos na condição de saúde bucal. O uso de substâncias pode acarretar em diminuição do fluxo salivar, falta de hábitos de higiene e surgimento de doenças da cavidade oral. Ademais, também pode afetar estados mentais como humor levando a depressão, bem como aumentar consideravelmente o risco de contágio por doenças as quais os mesmos estão mais suscetíveis devido aos materiais usados na drogadição. Devido a isso se identificou a necessidade de desenvolver um projeto que envolva os conhecimentos das áreas de Medicina e Odontologia no qual os acadêmicos deixam o ambiente universitário para atuar em uma realidade que compete ao SUS, contribuindo para que os mesmos exercitem a sua cidadania. Com o projeto VER/UNISC, os acadêmicos participantes puderam conhecer a realidade de uma comunidade terapêutica de Santa Cruz do Sul – RS e, a partir daí, desenvolver um plano de intervenção. Referente a isso os acadêmicos objetivam, em um primeiro momento, saber quais os assuntos de interesse dos residentes e então realizar rodas de conversa, debates e explicações quanto a alguma indagação. A aplicação do projeto dar-se-á em uma Unidade Terapêutica no Rio Grande do Sul que atende cerca de sessenta residentes, a realização das atividades ocorrera no período de Maio a Dezembro de 2010 com encontros mensais envolvendo dois acadêmicos de Medicina e dois de Odontologia com auxilio de profissionais. Pretendemos com esta intervenção, que os residentes tenham uma melhor compreensão acerca dos fatores que permeiam a realidade da drogadição no que se refere às áreas que estarão envolvidas. Visa-se a prevenção das patologias relacionadas, com intuito a reinserção social, proporcionando aos acadêmicos a experiência da atuação multiprofissional e a compreensão das diretrizes do SUS, além de mudanças na sua formação e atuação.


Palavras-chave:  Atuação em comunidade terapêutica, Dependentes Químicos, Intervenção multiprofissional no SUS