<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:604-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">604-3</td><td><b>A utilizao de narrativas na formao de profissionais de sade: anlise da experincia do eixo Trabalho em Sade  UNIFESP  Baixada Santista </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Amanda Diogo Pap (UNIFESP - B.SANTISTA - Universidade Federal de So Paulo - Campus Baixada Santista) ; Fernanda Bastos Aguiar (UNIFESP - B.SANTISTA - Universidade Federal de So Paulo - Campus Baixada Santista) ; Luane Bastos (UNIFESP - B.SANTISTA - Universidade Federal de So Paulo - Campus Baixada Santista) ; <u>Angela Aparecida Capozzolo </u> (UNIFESP - B.SANTISTA - Universidade Federal de So Paulo - Campus Baixada Santista) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O ensino de graduao predominante nas reas de sade tem resultado na formao de profissionais com pouca competncia para responder as exigncias do trabalho em sade e ofertar ateno integral e de qualidade populao. O projeto poltico pedaggico em implantao na Unifesp/Baixada Santista busca formar profissionais mais preparados para a ateno integral. Este estudo de iniciao cientfica, aprovado pelo CNPq e vinculado ao LEPETS (Laboratrio de Estudos e Pesquisas em Formao e Trabalho em Sade) analisa a experincia de utilizao de narrativas na formao de profissionais de sade, desenvolvida no mdulo do segundo ano de graduao do eixo Trabalho em sade da UNIFESP  Prtica clnica integrada: anlise de demandas e necessidades em sade - que envolve de estudantes de seis cursos (Fisioterapia, Nutrio, Terapia Ocupacional, Psicologia, Educao Fsica e Servio Social). Nesse mdulo, os alunos em duplas mistas se distribuem em trs regies de vulnerabilidade social do municpio de Santos/SP  Centro, Morro e Zona Noroeste  para acompanhar e construir, atravs de encontros domiciliares quinzenais, a narrativa da histria de vida de uma pessoa/famlia, selecionada pelas equipes de sade dessas regies. As narrativas construdas so lidas e entregues para a pessoa acompanhada bem como apresentadas para a equipe de sade e anexadas ao seu pronturio. A utilizao de narrativas visa contribuir para formar profissionais mais capacitados para abordar as diversas dimenses envolvidas no processo sade-doena e cuidado. Para o estudo foi selecionada uma amostra de estudantes que participaram do mdulo em ano de 2009, definida de forma a contemplar alunos dos diferentes cursos e das trs regies. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com estudantes selecionados bem como com as pessoas/famlias acompanhadas por esses estudantes. As entrevistas buscaram identificar as questes que emergiram dessa experincia de acompanhamento. Foram ainda analisadas as narrativas e relatrios produzidos por esses estudantes. A anlise preliminar do material demonstra que as vivencias propiciadas por este mdulo tem sido bastante significativas na formao dos estudantes contribuindo para desenvolver capacidade de escuta, de estabelecer vnculo, de sustentar o momento do encontro clnico bem como contribudo para a percepo da complexidade de questes envolvidas no processo sade-doena-cuidado.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Formao em sade, narrativas de vida, Trabalho em sade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>