9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:604-3



604-3A utilização de narrativas na formação de profissionais de saúde: análise da experiência do eixo Trabalho em Saúde – UNIFESP – Baixada Santista
Autores:Amanda Diogo Pap (UNIFESP - B.SANTISTA - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista) ; Fernanda Bastos Aguiar (UNIFESP - B.SANTISTA - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista) ; Luane Bastos (UNIFESP - B.SANTISTA - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista) ; Angela Aparecida Capozzolo (UNIFESP - B.SANTISTA - Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista)

Resumo

O ensino de graduação predominante nas áreas de saúde tem resultado na formação de profissionais com pouca competência para responder as exigências do trabalho em saúde e ofertar atenção integral e de qualidade à população. O projeto político pedagógico em implantação na Unifesp/Baixada Santista busca formar profissionais mais preparados para a atenção integral. Este estudo de iniciação científica, aprovado pelo CNPq e vinculado ao LEPETS (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Formação e Trabalho em Saúde) analisa a experiência de utilização de narrativas na formação de profissionais de saúde, desenvolvida no módulo do segundo ano de graduação do eixo Trabalho em saúde da UNIFESP – Prática clínica integrada: análise de demandas e necessidades em saúde - que envolve de estudantes de seis cursos (Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia, Educação Física e Serviço Social). Nesse módulo, os alunos em duplas mistas se distribuem em três regiões de vulnerabilidade social do município de Santos/SP – Centro, Morro e Zona Noroeste – para acompanhar e construir, através de encontros domiciliares quinzenais, a narrativa da história de vida de uma pessoa/família, selecionada pelas equipes de saúde dessas regiões. As narrativas construídas são lidas e entregues para a pessoa acompanhada bem como apresentadas para a equipe de saúde e anexadas ao seu prontuário. A utilização de narrativas visa contribuir para formar profissionais mais capacitados para abordar as diversas dimensões envolvidas no processo saúde-doença e cuidado. Para o estudo foi selecionada uma amostra de estudantes que participaram do módulo em ano de 2009, definida de forma a contemplar alunos dos diferentes cursos e das três regiões. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com estudantes selecionados bem como com as pessoas/famílias acompanhadas por esses estudantes. As entrevistas buscaram identificar as questões que emergiram dessa experiência de acompanhamento. Foram ainda analisadas as narrativas e relatórios produzidos por esses estudantes. A análise preliminar do material demonstra que as vivencias propiciadas por este módulo tem sido bastante significativas na formação dos estudantes contribuindo para desenvolver capacidade de escuta, de estabelecer vínculo, de sustentar o momento do encontro clínico bem como contribuído para a percepção da complexidade de questões envolvidas no processo saúde-doença-cuidado.


Palavras-chave:  Formação em saúde, narrativas de vida, Trabalho em saúde