<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:597-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">597-1</td><td><b>A RELAO ENTRE A CONCEPO DE SADE DO DISCENTE DE FISIOTERAPIA E O CONCEITO PROPOSTO PELA ORGANIZAO MUNDIAL DE SADE </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Tales Iuri Paz Albuquerque </u> (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) ; Alecsandra Ferreira Tomaz (UEPB - Universidade Estadual da Paraba) ; Dborah Danielle Tertuliano Marinho (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>INTRODUO: A palavra Sade trs consigo uma ligao direta com a vida, e evidentemente, com a existncia humana, o que a torna um objeto de estudo complexo e varivel. notria a necessidade de se discutir tal temtica, principalmente, no mbito dos cursos de sade, para acompanhar a construo da concepo de sade, neste caso do discente de fisioterapia, e refletir se essa concepo est coerente com as necessidades sociais, como tambm, se sua construo reproduo de conceitos produzidos por rgos de representatividade internacional, como por exemplo, Organizao Mundial de Sade (OMS).OBJETIVO: Conhecer a concepo de sade do discente de Fisioterapia da UEPB ao trmino do ltimo perodo do curso e sua relao com o conceito da OMS. MTODOS: Foi realizada uma pesquisa de carter quali-quantitativa, constituda por uma amostra de 20 discentes do dcimo perodo de Fisioterapia, regularmente matriculados. Os instrumentos para coleta de dados foram: questionrio scio-demogrfico, tcnica de associao livre de palavras e questes acerca da concepo de sade e da OMS. Os procedimentos de anlise da associao e das questes abertas se constituram da Anlise Temtica de Contedo (BARDIN, 1977), e para os demais instrumentos foi utilizada a estatstica descritiva. RESULTADO: Constatou-se que o discente do dcimo perodo apresenta uma concepo de sade correlacionada ao bem-estar fsico, acompanhada por ausncia de doena, qualidade de vida e preveno. Apenas 35% dos discentes relatam conhecer a definio da OMS de 1948, dentro os quais 43% concordam com esse conceito, considerando-o completo. CONCLUSO: perceptvel a influncia da universidade sobre a formao de concepes, ou de reproduo delas, em especial sobre sade. Prova maior foi contatar que grande parte dos discentes se utiliza da definio da OMS, j questionada, na construo de sua concepo de sade, mesmo maioria relatando no conhecer. Falar de sade sem pensar em doena, ou pensar em doena sem associar sade, ainda visto com dificuldade, sendo motivo de conflito, persistente, na sade enquantoprtica profissional do Sistema nico de Sade. Torna-se evidente a necessidade de articular novas abordagens de ensino da educao para a rea da sade, com fins de desconstruir o processo de ensino baseado na transmisso de conceitos, siglas e frases decoradas, e sim, estimular o aluno a questionar, a propor e refletir sobre concepes de sade que valorizem o Ser Humano.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Concepo de sade, Formao profissional, Sistema nico de Sade (SUS)</td></tr></table></tr></td></table></body></html>