9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:596-1


Poster (Painel)
596-1ESTRATÉGIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE COMO PRINCÍPIO PARA UM TRABALHO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE.
Autores:Tássia Silvana Borges (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Gladis Benjamina Grazziotin (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul) ; Magda Reis (UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul)

Resumo

Diante de tantos desafios a enfrentar junto à saúde pública e a formação acadêmica, e sabendo que são muitas as dimensões do cuidado humano, deparamo-nos com problemas que persistem, impondo a urgência por novas respostas, posturas ou mudanças de rumo. A proposta de cuidado e atenção ao outro nos traz uma concepção que pode ser construída a partir de pequenos momentos com experiências únicas e particulares. Devido a esta complexidade relacionada à saúde, consideramos que a atuação isolada dos profissionais das diferentes áreas não é capaz de promover saúde de forma satisfatória. Nesse sentido, desde 2004, é desenvolvido na Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC o projeto de extensão “Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente”- PASCA. O objetivo do projeto é desenvolver ações interdisciplinares de atenção à saúde das crianças e dos adolescentes, através de atividades de promoção, prevenção e recuperação que visem qualificar os serviços, o ensino e o cuidado aos usuários. Participam do projeto os cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina e Odontologia, os quais têm se orientado pelo compromisso com a formação de profissionais críticos e comprometidos com a realidade social, política e econômica da região. Considera-se que a informação, a educação e a comunicação são ferramentas imprescindíveis para a promoção de saúde. A metodologia empregada no projeto consiste em educação em saúde na maternidade de hospitais (orientando gestantes e mães de recém-nascidos quanto aos cuidados gerais e estimulando para o aleitamento materno); educação em saúde na unidade de pediatria hospitalar (orientando os mesmos quanto a importância dos hábitos de dieta e higiene); atividades recreativas na unidade de pediatria do hospital (onde crianças e adolescentes internados freqüentam salas de recreação e biblioteca com atividades lúdicas); educação em saúde em escolas e atividades na clinica de Odontologia da UNISC, onde a saúde bucal é acompanhada desde o primeiro ano de vida. Avaliando a trajetória do projeto até o presente momento, é possível perceber a valorização das atividades de forma integrada, bem como a importância do aprendizado do trabalho em equipe, para todos os participantes.


Palavras-chave:  EDUCAÇÃO EM SAUDE, EDUCAÇÃO POPULAR, MULTIPROFISSIONALIDADE