<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:589-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">589-3</td><td><b>O ENSINO TERICO-PRTICO DA ENFERMAGEM PSIQUITRICA: O PAPEL DO MONITOR COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE DESCONSTRUO DOS ESTIGMAS PRESENTES NO IMAGINRIO DOS ACADMICOS NO CAMPO DA SADE MENTAL</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Jorcelino Gontijo Ferreira Junior (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; <u>Samira Pereira Rodrigues </u> (HPJ - Hospital psiquitrico de Jurujuba) ; Leiliana Maria Rodrigues dos Santos (IPUB - Instituto de Psiquiatria da UFRJ) ; Marcela Pimenta Muniz (HPJ - Hospital psiquitrico de Jurujuba) ; ndrea Cardoso de Souza (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Claudia Mara de Melo Tavares (UFF - Universidade Federal Fluminense) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>CARACTERIZAO DO PROBLEMA: As expectativas dos acadmicos de enfermagem relacionadas ao estabelecimento do primeiro contato com o portador de transtorno mental no campo prtico, revelam-se drasticamente influenciadas por questes relacionadas estigmatizao das representaes sociais da loucura, impregnadas no imaginrio dos acadmicos e manifestadas no discurso dos mesmos. Neste contexto, considerando que a interao entre monitor e acadmico deve se firmar no intuito de auxiliar na formao, subsidiando a incorporao de mtodos dinmicos e eficazes, que permitam a superao dos anseios e o alcance de resultados positivos, relatamos no presente trabalho o papel desempenhado pelo monitor na desconstruo dos estigmas que permeiam o imaginrio dos acadmicos com relao aos portadores de transtorno mental. DESCRIO DA EXPERINCIA: Relato acerca das atividades realizadas no Programa de Monitoria em Sade Mental, na disciplina Concepes Saberes e Prticas do Cuidar em Sade Mental, ministrada no 6 perodo do curso de Graduao em Enfermagem e Licenciatura, da Universidade Federal Fluminense no ano de 2009. O ensino terico-prtico foi realizado no Hospital Psiquitrico de Jurujuba (HPJ), Niteri-RJ, onde os acadmicos, divididos em todos os setores do HPJ e acompanhados pelos monitores, preceptores e professores desenvolveram suas atividades durante o perodo de trs semanas, em cada um dos semestres letivos. EFEITOS ALCANADOS: Foi percebido que o acadmico de enfermagem entra no campo prtico manifestando medos e muitas dvidas relacionadas a este primeiro encontro com a psicose, abordagem dos pacientes e dinmica das atividades. Finalizado o perodo de ensino terico-prtico, os acadmicos referiram que o monitor, ao relatar a eles suas vivncias no campo, acompanhando-os e auxiliando-os na abordagem e esclarecendo questes relacionadas dinmica do servio, contribuiu para a desconstruo de estigmas presentes no imaginrio dos mesmos, desmistificando a loucura. RECOMENDAES: A desmistificao da loucura se faz importante na medida em que os acadmicos conseguem perceber o doente mental como sujeito possuidor de limitaes e necessidades teraputicas singulares, acolhimento e condies que lhe permitam o resgate de sua cidadania e autonomia. Recomendamos ento que, no ensino da enfermagem psiquitrica, em especial no campo prtico, seja possibilitada esta rica troca de experincias e conhecimentos entre monitor e acadmico. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Enfermagem psiquitrica, monitor, sade mental</td></tr></table></tr></td></table></body></html>