9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:583-1


Poster (Painel)
583-1VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR: ACIDENTES E AGRAVOS NO MEIO RURAL NOTIFICADOS NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR/CEREST/REGIÃO CENTRO
Autores:Silvia Beatriz Santos da Silva (CEREST - CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR) ; Sueli Terezinha Goi Barrios (CEREST - CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR) ; Márcia do Amaral Siqueira (CEREST - CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR) ; Carla Hass Centurião (CEREST - CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR)

Resumo

A Constituição Federal garante aos trabalhadores urbanos ou rurais, a redução dos riscos inerentes ao trabalho,através de normas de saúde,higiene e segurança.Atribui ao SUS a competência por executar as ações de vigilância sanitária,epidemiológica,e Saúde do Trabalhador. Dentre as atribuições da Vigilância em Saúde do Trabalhador do CEREST, encontra-se a implantação, acompanhamento, avaliação das informações decorrentes das notificações geradas nos serviços de saúde dos Municípios da Região Centro, as quais são analisadas através do Sistema de Análise de Negócios(SAN).OBJETIVO: relatar as principais situações causadoras de acidentes/agravos relacionados ao trabalho rural, notificados no Sistema de Informações em Saúde do Trabalhador - SIST, pelos 31 municípios de abrangência do CEREST centro, nos anos de 2008/2009. METODOLOGIA: Os dados das notificações no SIST nos anos de 2008/2009 totalizaram 1935 notificações de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Este estudo trata de um recorte metodológico dos dados gerados pelo SAN, referentes às atividades rurais. Foram cruzados os dados, utilizando as variáveis da situação causadora do agravo/acidente/doença, área de trabalho, municípios da 4ªCRS e ano, agrupadas em categorias. RESULTADOS: Do total notificado, 583 acidentes/agravos estão vinculados ao trabalho rural. A maior prevalência destes acidentes está relacionada ao uso de máquinas agrícola: 165casos; 70casos: contato com ferramentas manuais sem motor; 35 casos:queda de altura; 30casos:objeto lançado, projetado ou em queda; 27 casos: excesso de movimentos repetitivos; 26 casos:intoxicação acidental por agrotóxicos; 26 casos:contato com faca e outros; 21casos:penetração de corpo ou objeto estranho na pele; 16 casos:mordedura/golpe provocado por animais mamíferos; 14 casos:circunstâncias relativas às condições de trabalho;9 casos: acidente de trânsito. Os demais acidentes/agravos com menos de 9 ocorrências por situação causadora do acidente/agravo somaram 144acidentes.CONCLUSÕES:Como o SIST encontra-se em fase de consolidação, os dados estão sujeitos a subnotificações. No entanto, os resultados apontam números que demandam ações de vigilância nos processos de trabalho rurais, como o desenvolvimento de processos educativos, articulados com setores da sociedade capazes de proteger a saúde dos trabalhadores rurais e a importância do SIST para gestão e planejamento da atenção em saúde em municípios cuja atividade produtiva predomina a agricultura.


Palavras-chave:  EDUCAÇÃO, SAÚDE DO TRABALHADOR, VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR