<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:581-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">581-1</td><td><b>A INTEGRAO ENSINO-SERVIO NA RESIDNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SADE DA FAMLIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Carla Cabral Gomes Carneiro </u> (UESPI - Universidade Estadual do Piau) ; Helifrancis Cond Grppo Ruela (UESPI - Universidade Estadual do Piau) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Este trabalho prope uma reflexo acerca da integrao ensino-servio a partir do relato de experincia da Residncia Multiprofissional em Sade da Famlia e Comunidade da Universidade Estadual do Piau (RMSFC/UESPI). Iniciado em Agosto de 2008 no municpio de Teresina, aps pactuao entre a gesto municipal de sade, servios de sade e instituio de ensino  UESPI, o programa composto por trs equipes multiprofissionais de residentes (educao fsica, enfermagem, fisioterapia, odontologia, psicologia e servio social) que apiam seis a oito Equipes de Sade da Famlia (EqSF), na lgica do Ncleo de Apoio Sade da Famlia. Cada equipe de residentes possui acompanhamento docente-assistencial de dois tutores, e cada categoria profissional apoiada por um preceptor de categoria. Neste um ano e meio de caminhada foram realizadas atividades de diagnstico situacional, planejamento participativo, cuidado integral, formao de grupos saudveis, mutires da dengue, rodas teraputicas e atividades educativas em equipamentos sociais que contaram ou no com a participao de membros das EqSF. O apoio dos Agentes Comunitrios de Sade e a participao da comunidade tm possibilitado as aes da RMSFC/UESPI nos territrios. Entre os desafios encontrados para a integrao entre residncia e os servios de sade destacam-se: maior integrao com os profissionais de nvel superior das EqSF; maior apropriao sobre a proposta da residncia por parte dos trabalhadores dos servios; a carga horria restrita dos profissionais nas unidades de sade; a lgica de organizao do processo de trabalho dos servios, baseada na produtividade de procedimentos tcnicos-operativos; maior envolvimento da gesto com a proposta de formao; melhor clareza acerca do conceito e papel do apoio matricial; aprimoramento do dilogo entre os ncleos especficos na residncia. necessria a construo de um terreno comum para integrao entre ensino e servio, tendo em vista a transformao das prticas profissionais e da prpria organizao do trabalho, pautadas nas necessidades e demandas individuais e coletivas dos usurios.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Formao em sade, Integrao ensino-servio, Residncia Multiprofissional</td></tr></table></tr></td></table></body></html>