581-1 | A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | Autores: | Carla Cabral Gomes Carneiro (UESPI - Universidade Estadual do Piauí) ; Helifrancis Condé Grôppo Ruela (UESPI - Universidade Estadual do Piauí) |
Resumo Este trabalho propõe uma reflexão acerca da integração ensino-serviço a partir do relato de experiência da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Estadual do Piauí (RMSFC/UESPI). Iniciado em Agosto de 2008 no município de Teresina, após pactuação entre a gestão municipal de saúde, serviços de saúde e instituição de ensino – UESPI, o programa é composto por três equipes multiprofissionais de residentes (educação física, enfermagem, fisioterapia, odontologia, psicologia e serviço social) que apóiam seis a oito Equipes de Saúde da Família (EqSF), na lógica do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Cada equipe de residentes possui acompanhamento docente-assistencial de dois tutores, e cada categoria profissional é apoiada por um preceptor de categoria. Neste um ano e meio de caminhada foram realizadas atividades de diagnóstico situacional, planejamento participativo, cuidado integral, formação de grupos saudáveis, mutirões da dengue, rodas terapêuticas e atividades educativas em equipamentos sociais que contaram ou não com a participação de membros das EqSF. O apoio dos Agentes Comunitários de Saúde e a participação da comunidade têm possibilitado as ações da RMSFC/UESPI nos territórios. Entre os desafios encontrados para a integração entre residência e os serviços de saúde destacam-se: maior integração com os profissionais de nível superior das EqSF; maior apropriação sobre a proposta da residência por parte dos trabalhadores dos serviços; a carga horária restrita dos profissionais nas unidades de saúde; a lógica de organização do processo de trabalho dos serviços, baseada na produtividade de procedimentos técnicos-operativos; maior envolvimento da gestão com a proposta de formação; melhor clareza acerca do conceito e papel do apoio matricial; aprimoramento do diálogo entre os núcleos específicos na residência. É necessária a construção de um terreno comum para integração entre ensino e serviço, tendo em vista a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho, pautadas nas necessidades e demandas individuais e coletivas dos usuários. Palavras-chave: Formação em saúde, Integração ensino-serviço, Residência Multiprofissional |