9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:579-1


Poster (Painel)
579-1A escola e seus desafios na contemporaneidade.
Autores:Chrystiane Werlang Warken (SETREM - Sociedade Educacional de Três de MaioSETREM - Sociedade Educacional de Três de MaioSETREM - Sociedade Educacional de Três de MaioSETREM - Sociedade Educacional de Três de Maio) ; Marciane Moraes Link (SETREM - Sociedade Educacional de Três de MaioSETREM - Sociedade Educacional de Três de MaioSETREM - Sociedade Educacional de Três de MaioSETREM - Sociedade Educacional de Três de Maio) ; Rita de Cássia Maciazeki Gomes (SETREM - Sociedade Educacional de Três de MaioSETREM - Sociedade Educacional de Três de MaioSETREM - Sociedade Educacional de Três de MaioSETREM - Sociedade Educacional de Três de Maio)

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões acerca do papel da escola frente às diversas configurações familiares, bem como o desempenho e os desafios do ofício de ser professor na contemporaneidade. As reflexões partem do relato de experiências desenvolvidas durante as atividades do Estágio Básico em Saúde Coletiva do Curso de Psicologia da Faculdade de Três de Maio - SETREM, junto às escolas municipais de Ensino Fundamental de uma cidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. As vivências no cotidiano escolar nos levam a alguns questionamentos: Seriam as relações promovidas dentro do contexto escolar produtoras de espelhamentos de atitudes futuras dos alunos? Existe um investimento por parte da gestão escolar para a construção de um aluno protagonista de suas ações? A escola estaria se organizando para trabalhar com as novas configurações familiares? Qual é o papel social da escola nos dias de hoje? Aponta-se para a constituição de uma escola que repense sua metodologia de ensino, ainda hoje centralizada nas questões de transmissão de conteúdo. Propõem-se iniciativas em que a escola seja um espaço de formação de sujeitos sociais, que possam desempenhar sua cidadania, de forma digna e autônoma. Instituição de Fomento: SETREM


Palavras-chave:  Contemporaneidade, Escola, Psicologia