<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:579-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">579-1</td><td><b>A escola e seus desafios na contemporaneidade.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Chrystiane Werlang Warken (SETREM - Sociedade Educacional de Trs de MaioSETREM - Sociedade Educacional de Trs de MaioSETREM - Sociedade Educacional de Trs de MaioSETREM - Sociedade Educacional de Trs de Maio) ; <u>Marciane Moraes Link </u> (SETREM - Sociedade Educacional de Trs de MaioSETREM - Sociedade Educacional de Trs de MaioSETREM - Sociedade Educacional de Trs de MaioSETREM - Sociedade Educacional de Trs de Maio) ; Rita de Cssia Maciazeki Gomes (SETREM - Sociedade Educacional de Trs de MaioSETREM - Sociedade Educacional de Trs de MaioSETREM - Sociedade Educacional de Trs de MaioSETREM - Sociedade Educacional de Trs de Maio) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Este trabalho apresenta reflexes acerca do papel da escola frente s diversas configuraes familiares, bem como o desempenho e os desafios do ofcio de ser professor na contemporaneidade. As reflexes partem do relato de experincias desenvolvidas durante as atividades do Estgio Bsico em Sade Coletiva do Curso de Psicologia da Faculdade de Trs de Maio - SETREM, junto s escolas municipais de Ensino Fundamental de uma cidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. As vivncias no cotidiano escolar nos levam a alguns questionamentos: Seriam as relaes promovidas dentro do contexto escolar produtoras de espelhamentos de atitudes futuras dos alunos? Existe um investimento por parte da gesto escolar para a construo de um aluno protagonista de suas aes? A escola estaria se organizando para trabalhar com as novas configuraes familiares? Qual o papel social da escola nos dias de hoje? Aponta-se para a constituio de uma escola que repense sua metodologia de ensino, ainda hoje centralizada nas questes de transmisso de contedo. Propem-se iniciativas em que a escola seja um espao de formao de sujeitos sociais, que possam desempenhar sua cidadania, de forma digna e autnoma. Instituio de Fomento: SETREM</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Contemporaneidade, Escola, Psicologia</td></tr></table></tr></td></table></body></html>