<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:578-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">578-1</td><td><b>ORIENTAES DE EDUCAO EM SADE BUCAL PARA O RECM-NASCIDO REALIZADAS PELA EQUIPE DE SADE DA UNIDADE NEONATAL E ALOJAMENTO CONJUNTO DE UM HOSPITAL UNIVERSITRIO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Daniela de Rossi Figueiredo </u> (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Gianina Salton Mattevi (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINAUFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Suely Grosseman (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINAUFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINAUFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Ins Beatriz da Silva Rath (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINAUFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINAUFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINAUFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>As aes educativas em sade, incluindo em sade bucal, ampliam a comunicao entre os profissionais de sade e as famlias tornando-se a principal estratgia do processo educativo. Assim, sabe-se que a melhor poca para comear o aconselhamento dos pais e estabelecer a sade bucal da criana , realmente, antes do nascimento e reforado aps o nascimento. Para isso deve-se informar a famlia do recm-nascido sobre a importncia e o potencial da promoo da sade e da preveno primria no controle e reduo das doenas bucais, despertando nas pessoas o entendimento de que a sade bucal parte integrante da sade, instituindo e/ou mudando hbitos e prticas familiares. Objetivo: verificar as orientaes de sade bucal ao recm-nascido realizadas pela Equipe de Sade da Unidade Neonatal e Alojamento Conjunto do Hospital Universitrio da UFSC. Metodologia: pesquisa qualitativa. Participantes: quinze profissionais da Equipe de Sade, sendo seis da Unidade Neonatal, cinco do Alojamento Conjunto e quatro de ambas as Unidades. Coleta de dados: entrevista semi-estruturada. Atravs da anlise dos dados foi observado que a maioria dos profissionais entrevistados relatou falar muito pouco ou s vezes sobre sade bucal; outros afirmaram no ter o costume de orientar ou no orientam, acreditando no ser o momento, pois h uma consulta agendada na Unidade de Sade ou, ainda, que no est na rotina de trabalho. A educao em sade bucal deve ser parte integrante da educao em sade para a famlia do recm-nascido. Em ambiente hospitalar o Cirurgio-Dentista dever se responsabilizar pela promoo e educao em sade bucal, atuar juntamente equipe interdisciplinar capacitando, dividindo conhecimento, concretizando a integralidade da ateno e a interdisciplinaridade.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao em sade, Sade bucal, Comunicao Interdisciplinar</td></tr></table></tr></td></table></body></html>