9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:578-1


Poster (Painel)
578-1ORIENTAÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA O RECÉM-NASCIDO REALIZADAS PELA EQUIPE DE SAÚDE DA UNIDADE NEONATAL E ALOJAMENTO CONJUNTO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Autores:Daniela de Rossi Figueiredo (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Gianina Salton Mattevi (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINAUFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Suely Grosseman (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINAUFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINAUFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Inês Beatriz da Silva Rath (UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINAUFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINAUFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINAUFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)

Resumo

As ações educativas em saúde, incluindo em saúde bucal, ampliam a comunicação entre os profissionais de saúde e as famílias tornando-se a principal estratégia do processo educativo. Assim, sabe-se que a melhor época para começar o aconselhamento dos pais e estabelecer a saúde bucal da criança é, realmente, antes do nascimento e reforçado após o nascimento. Para isso deve-se informar a família do recém-nascido sobre a importância e o potencial da promoção da saúde e da prevenção primária no controle e redução das doenças bucais, despertando nas pessoas o entendimento de que a saúde bucal é parte integrante da saúde, instituindo e/ou mudando hábitos e práticas familiares. Objetivo: verificar as orientações de saúde bucal ao recém-nascido realizadas pela Equipe de Saúde da Unidade Neonatal e Alojamento Conjunto do Hospital Universitário da UFSC. Metodologia: pesquisa qualitativa. Participantes: quinze profissionais da Equipe de Saúde, sendo seis da Unidade Neonatal, cinco do Alojamento Conjunto e quatro de ambas as Unidades. Coleta de dados: entrevista semi-estruturada. Através da análise dos dados foi observado que a maioria dos profissionais entrevistados relatou falar muito pouco ou às vezes sobre saúde bucal; outros afirmaram não ter o costume de orientar ou não orientam, acreditando não ser o momento, pois há uma consulta agendada na Unidade de Saúde ou, ainda, que não está na rotina de trabalho. A educação em saúde bucal deve ser parte integrante da educação em saúde para a família do recém-nascido. Em ambiente hospitalar o Cirurgião-Dentista deverá se responsabilizar pela promoção e educação em saúde bucal, atuar juntamente à equipe interdisciplinar capacitando, dividindo conhecimento, concretizando a integralidade da atenção e a interdisciplinaridade.


Palavras-chave:  Educação em saúde, Saúde bucal, Comunicação Interdisciplinar