<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:571-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">571-3</td><td><b>Relato de experincia: o desafio da construo do Curso Tcnico de Enfermagem no Grupo Hospitalar Conceio (GHC) a partir do olhar da Integralidade.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Adelaide Lcia Konzen </u> (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) ; Aline Triches Dani (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) ; Christa Schmiedt (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) ; Mnica Regina Kich (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) ; Rosangela Beatriz Cardoso Pires (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) ; Marta Helena Buzati Fert (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) ; Vera Lcia Pasini (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>No intuito de produzir novos modos de fazer em sade e do compromisso institucional com a formao de profissionais qualificados para o SUS, na busca de uma educao transformadora, que no seja apenas focada na doena e na tcnica, mas que caminhe tambm em direo a integralidade do cuidado. Torna-se fundamental investir na educao dos profissionais de sade para que no seu cotidiano de trabalho desenvolvam prticas cuidadoras, que tenha o foco na pessoa e nas suas necessidades em sade. Diante disso, o GHC propem a realizao do Curso Tcnico de Enfermagem, que tem como objetivo formar profissionais, ticos, comprometidos com a prtica e o cuidado integral do indivduo e da coletividade, a partir da viso humanista, crtica, reflexiva, cientes da sua responsabilidade social, orientados pelos princpios e diretrizes do SUS. Para tanto, constituiu-se um grupo de profissionais de diferentes reas e vivncias para a construo do curso em encontros semanais. Os momentos de discusso e questionamentos em grupo foram ricos e transformadores e a partir das contribuies dos diferentes saberes, foi possvel refletir sobre nossas prticas, nossos  pr-conceitos e encontrar respostas significativas para algumas questes levantadas. Como fazer a teoria dialogar com a prtica?Como articular os diferentes contedos entre si?Como estimular o estudante a ser um agente de transformao?O grande desafio deste trabalho foi materializar o desejo de construir um curso de nvel mdio baseado numa educao emancipatria e transformadora. Composto por 1.680h em 3 semestres, tendo no primeiro o foco na Produo do Cuidado Sade do Adulto e Idoso; no segundo, a Sade da Criana, Adolescente e Mulher e no terceiro, a Produo de Cuidados Emergenciais e Intensivos, que articulam-se aos 4 eixos temticos transversais definidos como: Sade, Sociedade, Cidadania em Enfermagem; Caminhos da Pesquisa; Fundamentos de Enfermagem e Ateno Integral Sade. O desafio, aqui colocado, a formao e transformao dos modos de fazer, de trabalhar, de produzir no campo da sade. Sintonizar  o que fazer com o  como fazer , o conceito com a prtica, o conhecimento com a transformao da realidade. A construo de uma proposta inovadora exige a permanente reviso de conceitos e prticas, a fim de que os saberes formalmente constitudos na rea da sade, possam ser revistos a partir da integralidade e tambm da capacidade de convivncia e aprendizado com os diferentes atores deste processo.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao Transformadora, Integralidade do Cuidado, Sistema nico de Sade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>