9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:571-2


Poster (Painel)
571-2As Rodas de Conversa como dispositivo de Qualificação do Acolhimento aos Portadores de Anemia Falciforme na Emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC).
Autores:Maria Geneci Macedo da Silveira (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Aline Triches Dani (GHC - Grupo Hospitalar Conceição)

Resumo

Este trabalho é referente ao projeto de intervenção elaborado como um dos requisitos para a conclusão do Curso de Especialização Técnica em Informação e Saúde, desenvolvido pelo Grupo Hospitalar Conceição em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fiocruz. Tem como título: Acolhimento aos portadores de anemia falciforme na emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). O desejo pela escolha do tema se deu através de reflexões e discussões feitas nas aulas sobre humanização, acolhimento e sobre as necessidades dos usuários por informação. Com isso, foi possível identificar uma situação problema, refletir sobre ela e buscar os possíveis caminhos para a sua resolução. Vivenciei situações na emergência do HNSC, em que os usuários com anemia falciforme reclamavam bastante do atendimento e do quanto se sentiram desrespeitados. Por inúmeras vezes presenciei o preconceito e a falta de acolhimento de vários colegas, que tratavam a pessoa como um usuário de drogas, devido aos sintomas apresentados (aparência estranha, dor intensa, sudorese, olhos avermelhados, etc) e principalmente porque na maioria das vezes a pessoa era negra. Quando na verdade esses são os sintomas da doença e que tem a sua maior prevalência nas pessoas da raça negra. Portanto, este trabalho tem como objetivos: qualificar o acolhimento e o atendimento aos portadores de Anemia Falciforme na emergência do HNSC, oportunizar aos profissionais momentos de conversa sobre o tema e qualificar as orientações aos usuários e familiares quanto aos cuidados e serviços que podem ser acessados. Para atingir o objetivo proposto será utilizada como metodologia as Rodas de Conversa, por possibilitar aos participantes o compartilhar do conhecimento e oportunizar as pessoas momentos de trocas, reflexões e construções. Os participantes serão convidados a construir um diálogo, onde poderão se expressar de uma forma mais livre, a palavra deve circular entre todos e não ficar somente com uma pessoa, como o que acontece em palestras, por exemplo. Um dos resultados parciais foi a boa avaliação e aceitação dessa proposta pelos professores, profissionais e gestores do GHC, presentes na apresentação do trabalho. Sendo assim, torna-se importante afirmar que o acolhimento as pessoas com anemia falciforme é uma ação de cuidado que vai ao encontro das necessidades dos usuários e que esta comprometido com o atendimento humanizado e o cuidado integral aos mesmos.


Palavras-chave:  Acolhimento, Anemia Falciforme, Rodas de Conversa