<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:571-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">571-1</td><td><b>Vivncia no VER-SUS/GHC 2009: experincia inovadora de Gesto Participativa e Protagonismo Estudantil na Formao de Profissionais de Sade</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Aline Triches Dani </u> (UCS - Universidade de Caxias do SulGHC - Grupo Hospitalar Conceio) ; Vanderlia Laodete Pulga Daron (GHC - Grupo Hospitalar ConceioUCS - Universidade de Caxias do Sul) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Este trabalho refere-se experincia do projeto  VER-SUS/GHC: Vivncias e Estgios na Realidade do Sistema nico de Sade no Grupo Hospitalar Conceio , no qual foi realizado por 15 dias no ms de julho de 2009, com a participao de 20 estudantes de diversos cursos de graduao e universidades. Esta experincia de gesto participativa o resultado do trabalho de concluso do Curso de Especializao em Gesto Participativa e Polticas Pblicas em Sade. O VER-SUS/GHC buscou aproximar o GHC e seus servios de sade do processo de formao de trabalhadores do SUS, sob uma tica de vivncia crtica. A preparao da vivncia deu-se de forma participativa, com encontros entre estudantes, representantes de diretrios acadmicos, coletivos de sade e do GHC. O cronograma de atividades foi construdo no decorrer das reunies deste grupo, a partir do quadriltero da Educao Permanente em Sade (controle social/participao, gesto, ateno e ensino). Os estudante foram divididos em 4 grupos com 5 pessoas, cada grupo foi para um local diferente e no final do dia reuniam-se em uma roda de conversa para a socializao das vivncias. Fomentaram-se discusses sobre educao em sade, especialmente sobre a formao dos trabalhadores nos ambientes de servio em sade. A  utilizao da arte e da cultura foi incentivada nesta vivncia para expresso dos sentimentos e pensamentos sobre educao, sade e cidadania, atravs da confeco de cartazes, fanzine, ao cantarolar msicas e nos abraos coletivos. Os estudantes relataram que voltaram para as suas instituies como multiplicadores, motivados a incentivar os colegas a participarem de vivncias, a refletir sobre a sua formao e sobre o SUS. Eles puderam contar a vivncia como convidados em aula e em semanas acadmicas e escreveram resumos para congressos. Alm de terem produzido o relatrio da vivncia, um poema coletivo, postagem de reflexes em blog e a criao de um grupo virtual. O protagonismo estudantil, a implicao efetiva dos sujeitos envolvidos no projeto e a heterogeneidade do grupo foram fatores fundamentais para a conquista desses resultados. Diante disso, possvel afirmar que essa vivncia foi inovadora e se constituiu como dispositivo de mudana de prticas, de reflexo e de produo de conhecimento til, a partir da tica da gesto participativa. Estar comprometido com esses processos de mudana contribuir no s para a sade, mas tambm para a conquista de um mundo mais justo, humano e saudvel.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Vivncia no SUS, Gesto Participativa, Formao de Profissionais de Sade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>