<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:568-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">568-2</td><td><b>A PRTICA DISCENTE E O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS PSICOSSOMTICOS NOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Raquel Lima Soeiro (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; <u>ndrea Cardoso de Souza </u> (UFF - Universidade Federal Fluminense) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>CARACTERIZAO DO PROBLEMA: Durante a formao acadmica de enfermagem, o aluno acaba tendo que lidar com um crescente volume de informaes, com sentimentos de impotncia diante dos problemas a serem enfrentados, vulnerabilidade, alm do contato dirio com pessoas doentes e no raro com a morte. Os acadmicos ao vivenciam novas experincias que nem sempre so gratificantes, quer seja pela aproximao com sofrimento alheio e a incapacidade de lidar com isso, ou insegurana por no dominar as tcnicas, acabam por desenvolver transtornos psicossomticos. DESCRIO DA EXPERINCIA: Este relato surge em funo da relao entre o incio da vivncia no campo de prtica hospitalar e o desenvolvimento de sintomas de transtornos psicossomticos nos graduandos de enfermagem. Atravs da abordagem dos alunos atravs de grupos focais foi possvel conhecer alguns dos sentimentos dos alunos ao se depararem pela primeira vez com o ambiente hospitalar. Muitos relacionaram o incio no campo de prtica com o surgimento de alguns sintomas como: cansao, tenso muscular, nervosismo e irritabilidade, dor lombar, ansiedade, dor de cabea, problemas de memria, depresso, distrbio do sono, dores no estmago, sudorese, agressividade e palpitaes. EFEITOS ALCANADOS: Por estarem em contato com o sofrimento psquico, os estudantes da rea da sade so marcados constantemente por incertezas, ansiedades, que devem ser cuidadosamente consideradas, uma vez que ao serem vivenciadas, revelam os prprios sentimentos, como tambm a dificuldade em manej-los. A falta de preparo para o cuidar e para o enfrentamento de experincias marcadas pelo sofrimento humano relatada por alunos como dificuldades a serem consideradas durante o ensino clnico. RECOMENDAES:O aluno deve receber significativa ateno, quanto orientao e apoio s dificuldades emocionais, com intuito de prepar-lo para o enfrentamento das possveis dificuldades que surgem em decorrncia desta primeira experincia em campo de estgio hospitalar. fundamental que o aluno seja acolhido em suas limitaes e conflitos, sendofundamental a implantao de programas de suporte psicolgico aos alunos, com o intuito de ajud-los a lidar com as situaes de conflito referentes vida acadmica, diminuindo o surgimento de possveis distrbios psquicos. Auxiliando no somente sua formao tcnica mas contemplando tambm a formao de cidado, cujo fazer sempre tem implicaes nas dimenses social e existencial. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Enfermagem, Transtornos psicossomticos, Ensino terico-prtico</td></tr></table></tr></td></table></body></html>