9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:568-2


Poster (Painel)
568-2A PRÁTICA DISCENTE E O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS PSICOSSOMÁTICOS NOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM
Autores:Raquel Lima Soeiro (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Ândrea Cardoso de Souza (UFF - Universidade Federal Fluminense)

Resumo

CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: Durante a formação acadêmica de enfermagem, o aluno acaba tendo que lidar com um crescente volume de informações, com sentimentos de impotência diante dos problemas a serem enfrentados, vulnerabilidade, além do contato diário com pessoas doentes e não raro com a morte. Os acadêmicos ao vivenciam novas experiências que nem sempre são gratificantes, quer seja pela aproximação com sofrimento alheio e a incapacidade de lidar com isso, ou insegurança por não dominar as técnicas, acabam por desenvolver transtornos psicossomáticos. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Este relato surge em função da relação entre o início da vivência no campo de prática hospitalar e o desenvolvimento de sintomas de transtornos psicossomáticos nos graduandos de enfermagem. Através da abordagem dos alunos através de grupos focais foi possível conhecer alguns dos sentimentos dos alunos ao se depararem pela primeira vez com o ambiente hospitalar. Muitos relacionaram o início no campo de prática com o surgimento de alguns sintomas como: cansaço, tensão muscular, nervosismo e irritabilidade, dor lombar, ansiedade, dor de cabeça, problemas de memória, depressão, distúrbio do sono, dores no estômago, sudorese, agressividade e palpitações. EFEITOS ALCANÇADOS: Por estarem em contato com o sofrimento psíquico, os estudantes da área da saúde são marcados constantemente por incertezas, ansiedades, que devem ser cuidadosamente consideradas, uma vez que ao serem vivenciadas, revelam os próprios sentimentos, como também a dificuldade em manejá-los. A falta de preparo para o cuidar e para o enfrentamento de experiências marcadas pelo sofrimento humano é relatada por alunos como dificuldades a serem consideradas durante o ensino clínico. RECOMENDAÇÕES:O aluno deve receber significativa atenção, quanto à orientação e apoio às dificuldades emocionais, com intuito de prepará-lo para o enfrentamento das possíveis dificuldades que surgem em decorrência desta primeira experiência em campo de estágio hospitalar. É fundamental que o aluno seja acolhido em suas limitações e conflitos, sendofundamental a implantação de programas de suporte psicológico aos alunos, com o intuito de ajudá-los a lidar com as situações de conflito referentes à vida acadêmica, diminuindo o surgimento de possíveis distúrbios psíquicos. Auxiliando não somente sua formação técnica mas contemplando também a formação de cidadão, cujo fazer sempre tem implicações nas dimensões social e existencial.


Palavras-chave:  Enfermagem, Transtornos psicossomáticos, Ensino teórico-prático