9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:563-1


Poster (Painel)
563-1EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: RELATO DE ATIVIDADES DA UNIPAMPA REALIZADAS COM TRABALHADORES DA SAÚDE NO PROJETO RONDON EM BOCA DA MATA/AL
Autores:Gizieli Dichete Biguelini (UNIPAMPA - Universidade Federal do PampaUNIPAMPA - Universidade Federal do PampaUNIPAMPA - Universidade Federal do PampaUNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Monique Bronzoni Damascena (UNIPAMPA - Universidade Federal do PampaUNIPAMPA - Universidade Federal do PampaUNIPAMPA - Universidade Federal do PampaUNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Odete Messa Torres (UNIPAMPA - Universidade Federal do PampaUNIPAMPA - Universidade Federal do PampaUNIPAMPA - Universidade Federal do PampaUNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Cristiane Dias Jorge (UNIPAMPA - Universidade Federal do PampaUNIPAMPA - Universidade Federal do PampaUNIPAMPA - Universidade Federal do PampaUNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Gabriel Castilho Mincolla (UNIPAMPA - Universidade Federal do PampaUNIPAMPA - Universidade Federal do PampaUNIPAMPA - Universidade Federal do PampaUNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Leandro da Silveira Versosa (UNIPAMPA - Universidade Federal do PampaUNIPAMPA - Universidade Federal do PampaUNIPAMPA - Universidade Federal do PampaUNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Marciane dos Santos R. Alcaraz (UNIPAMPA - Universidade Federal do PampaUNIPAMPA - Universidade Federal do PampaUNIPAMPA - Universidade Federal do PampaUNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Paula C. Bianchi (UNIPAMPA - Universidade Federal do PampaUNIPAMPA - Universidade Federal do PampaUNIPAMPA - Universidade Federal do PampaUNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa)

Resumo

Trata-se de um relato de experiência, com o objetivo de descrever ações para o fortalecimento da rede de saúde no município de Boca da Mata/AL, durante atividades realizadas pela Universidade Federal do Pampa(Unipampa)no Projeto Rondon Operação NE-C/2010. O Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, visa a integração social com participação voluntária de universitários na busca de soluções para o desenvolvimento sustentável de comunidades. A participação da Unipampa ocorreu no Conjunto A envolvendo as áreas Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. Realizou-se pela coordenadora do projeto da Unipampa em conjunto com os gestores locais um diagnóstico do município por meio da viagem precursora, a qual demandou atividades de qualificação dos trabalhadores da saúde. Boca da Mata possui 26 mil habitantes, localizada nas serras Alagoanas, possui 11 Equipes de Saúde da Família(ESFs), 1 Núcleo de Apoio à Saúde da Família(NASF), 1 Centro de Atenção Psicossocial do Tipo1(CAPS-1), 1 Centro de Especialidades Odontológias(CEO). Foram realizadas Oficinas de Educação Permanente em Saúde para Serviços de Saúde Locais. A primeira atividade envolveu as Equipes de Saúde Bucal. Discutiu-se no turno da manhã a Política Nacional de Atenção Básica e o papel dos Auxiliares de Consultório Dentário(ACDs) e criaram-se objetos pedagógicos para intervenções nas escolas; no turno da tarde discutiu-se com os dentistas os materiais criados e o processo de trabalho dos ACDs com foco às atividades preventivas; no dia seguinte aplicaram-se os materiais elaborados com os usuários do CAPS-1. Uma segunda atividade envolveu as equipes dos Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Vigilância em Saúde e de Endemias, objetivando a promoção de ações integradas e a identificação das competências gerais e específicas. A terceira atividade voltou-se para as Equipes da Estratégia de Saúde da Família onde se discutiu os principais problemas que afastam da atenção integral à saúde da população, propondo estratégias de enfrentamento, visando o fortalecimento dos trabalhadores, da rede de saúde, para potencializar a atuação e troca de experiências entre os profissionais da saúde. As metodologias privilegiaram espaços de trocas, discussão de vídeos e políticas públicas, com o objetivo de disparar debates e sistematizar as contribuições dos grupos. As oficinas foram avaliadas positivamente para a formação de sujeitos críticos com vistas à continuidade do trabalho iniciado pelos Rondonistas.


Palavras-chave:  Educação Permanente, Relato de Atividades, Projeto RONDON