9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:561-3


Poster (Painel)
561-3PERFIL DOS USUÁRIOS DO PRONTO SOCORRO DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA DO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA (RS)
Autores:Elena Heusner (UNICRUZ - Universidade de Cruz Alta) ; Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho (UNICRUZ - Universidade de Cruz Alta) ; Camila Sehn Krug (UNICRUZ - Universidade de Cruz Alta)

Resumo

Identificar o perfil dos usuários de um Pronto Socorro torna-se importante, pois possibilita a criação e implantação de estratégias para diminuir as filas de espera, melhorar o atendimento com uma maior resolutividade. Este estudo teve como objetivo identificar o perfil dos usuários que procuraram o Pronto Socorro do Hospital Nossa Senhora de Fátima de Cruz Alta – RS no mês de junho de 2008, determinando indicadores epidemiológicos, o atendimento e a possível atenção fisioterapêutica. Diante dos resultados obtidos concluiu-se que 61,4% dos usuários são do gênero feminino, 99,5% moradores de Cruz Alta, 48,1% eram adultos de 19 a 59 anos. Os dias de maior procura pelo serviço de emergência foram no domingo e na segunda das 19 horas às 24 horas, sendo que 29% dos atendidos procuraram o hospital por doenças do aparelho respiratório e 20% por sinais e sintomas anormais. A maioria (66,7%) dos usuários reside em bairros e têm como renda das famílias de um a três salários mínimos. Fica evidente que, de todos os atendidos, 89,6% apresentavam problemas que poderiam ser resolvidos no nível de atenção primária. Sabemos que todos os pacientes que chegam ao Pronto Socorro devem ser atendidos, priorizando aqueles com mais risco de morte. Concluímos em nosso estudo que grande parte dos pacientes que procura o Pronto Socorro não apresenta patologias de caráter emergencial. Acreditamos que isto se deve as filas de espera para consultas e exames na atenção primária a saúde. Incentivos para a capacitação dos profissionais e incentivos financeiros, equipes multidisciplinares, interação entre a comunidade e a equipe de saúde, em qualquer nível de atenção, ações educativas para população são formas de reverter esta situação em que se encontra a maioria dos hospitais de emergência no Brasil.


Palavras-chave:  Perfil, Usuários, SUS