9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:561-1


Poster (Painel)
561-1SAÚDE E PREVENÇÃO NO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ANNES DIAS DE CRUZ ALTA – RS: INTENSIFICANDO A PREVENÇÃO AO HIV/AIDS
Autores:Camila Sehn Krug (UNICRUZ - Univerisidade de Cruz Alta) ; Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho (UNICRUZ - Univerisidade de Cruz Alta)

Resumo

Antecedentes: Projeto realizado pelos acadêmicos do Curso de Fisioterapia da UNICRUZ. Através da construção de um processo participativo e inovador, desenvolvemos atividades voltadas para a prática educativa em saúde, junto à comunidade escolar do Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias, buscando a cidadania dos que vivem e convivem com o HIV/aids, a educação preventiva, a promoção e proteção da saúde. Descrição: Neste projeto participam alunos do Ensino Médio e da Escola Normal, uma população em torno de 1.155 alunos. Durante o ano de 2009 realizamos várias intervenções sendo as mais significativas as seguintes: a) aplicação de 2 questionários nos quais verificamos o conhecimento sobre HIV/aids e os temas com os quais se relacionam e investigamos situações de preconceito e discriminação; b) promovemos a vivência da educação preventiva criando meios de aprendizagem através da arte: concurso de gravuras/desenho; c) realizamos diversas oficinas pedagógicas. A Secretaria Municipal de Saúde, a 9ª.CRS e a 9ª.CRE foram parceiros dispondo de recursos materiais (folder, cartazes, dispensação de preservativo, entre outros). Lições aprendidas: Os participantes vivenciaram a educação preventiva, construíram uma cultura de valorização da vida e promoção à saúde incluindo a prevenção e o acesso aos recursos necessários para a sua própria proteção e para a proteção dos demais. Outra lição apreendida foi à importância da troca de experiência com os atores envolvidos (acadêmicos da Fisioterapia), adolescentes, tão vulneráveis quanto à amostra de nosso projeto. Próximos passos: Ciente de que a educação para a saúde na prevenção da aids é hoje um desafio especial e que mudanças, avanços para conter a epidemia não acontecem em curto prazo, acreditamos na continuidade de nossas ações, bem como a sua incorporação tanto nas políticas e programas educacionais implementados pela 9ª.CRE e 9ª.CRS, quanto no projeto político pedagógico definido pela escola Annes Dias. Continuamos nossas atividades em 2010 com a renovação deste projeto.


Palavras-chave:  Prevenção, Escolar, HIV/aids