<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:554-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">554-2</td><td><b>A CONCEPO DE INTEGRALIDADE EM SADE ENTRE OS DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAO NA REA DA SADE DE UM CENTRO UNIVERSITRIO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Marcele Wagner Brandelli (UNIVATES - Centro Universitrio UNIVATES) ; <u>Cassia Regina Gotler Medeiros </u> (UNIVATES - Centro Universitrio UNIVATES) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Este estudo teve como objetivo geral conhecer a concepo de integralidade em sade dos docentes dos cursos de graduao em sade de um Centro Universitrio. Investigou-se se o tema integralidade em sade apresenta-se como transversal no currculo dos cursos da rea da sade; se os docentes percebem a vivncia da integralidade em sade, pelos acadmicos, nos estgios curriculares; quais as dificuldades dos docentes para a abordagem do tema integralidade em sade. A metodologia utilizada consistiu em um estudo descritivo-exploratrio, com abordagem qualitativa, por meio de entrevista semi-estruturada, abrangendo 20% dos docentes de quatro cursos, ou seja, 14 participantes. Os dados foram analisados utilizando o mtodo de anlise de contedo. Verificou-se que o tema integralidade em sade ainda no se apresenta como transversal no currculo dos cursos da rea da sade. Os docentes percebem que os estudantes vivenciam pouco a integralidade nos estgios, pois os servios ainda trabalham de forma fragmentada e atrelados ao modelo biomdico. Os mesmos alegaram dificuldades em trabalhar a integralidade em sade devido falta de conhecimento, falta de tempo, limitao aos contedos previstos e ao foco das disciplinas, que no inclui este tema. Os resultados encontrados indicam a necessidade de qualificao da formao de docentes para que as mudanas nos cursos de graduao possam efetivamente ocorrer, aproximando a formao dos profissionais de sade aos princpios e diretrizes do SUS. Igualmente, a transformao precisa acontecer nos servios de sade, para que possa ocorrer a integrao ensino-servio.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Formao em Sade, Integralidade, Mudanas na graduao</td></tr></table></tr></td></table></body></html>