554-1 | EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA CIES VALE DO TAQUARI-RS | Autores: | Cássia Regina Gotler Medeiros (UNIVATES - Centro Universitário UNIVATES16ª CRS - 16ª Coordenadoria Regional de Saúde) ; Olinda Maria de Fátima Lechmann Saldanha (UNIVATES - Centro Universitário UNIVATES) |
Resumo A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (EPS) foi modificada em 2007, por meio da portaria 1996/MS, criando as CIES (Comissões de Integração Ensino-Serviço). A CIES do Vale do Taquari, instituída em 2007, é formada por gestores de saúde municipais e estaduais, trabalhadores do SUS, instituições de ensino com cursos na área da saúde (docentes e discentes) e movimentos sociais ligados à gestão das políticas públicas de saúde e do controle social no SUS; tem por objetivo propor, planejar e acompanhar a execução de ações de EPS. Seus membros reúnem-se mensalmente, com data fixa e pauta prévia. A elaboração do Projeto Regional de Educação Permanente em Saúde foi fruto de discussão em seminário regional, em que houve grande participação dos segmentos citados acima. Antecipando o evento foi enviado um questionário para que cada instituição/segmento dentro de seus locais de origem discutissem as necessidades locais e regionais de educação em saúde. A partir das prioridades elencadas no plano formaram-se equipes matriciais voluntárias, que elaboraram projetos que foram levados ao Conselho de Gestão Regional (COGERE), para aprovação. Vários destes projetos já foram executados e outros estão em fase de elaboração, a partir de novos seminários que estão sendo organizados pela CIES, que está sendo potencializadora da discussão e implementação dos pressupostos da educação permanente em saúde na região, junto ao ensino, serviço e controle social. Os desafios são vários, mas destacamos a necessidade e dificuldade de um envolvimento maior do controle social e dos gestores municipais neste processo. Palavras-chave: Comissão de Integração Ensino-Serviço, educação permanente em saúde, Formação em saúde |