553-1 | GRUPO TERAPÊUTICO NA ATENÇÃO BÁSICA: desafios da prática | Autores: | Angely Caldas (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Danyelle Nóbrega de Farias (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Kelienny de Meneses Sousa (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Kátia Suely Queiroz Silva Ribeiro (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) |
Resumo Caracterização do problema: Na experiência na Atenção Básica (AB), temos encontrado grande dificuldade na manutenção dos grupos terapêuticos. Essa problemática está relacionada a vários aspectos: a falta de um espaço físico adequado nas Unidades de Saúde da Família (USF); a escassez de recursos materiais, a falta de conhecimento e/ou consciência da população quanto à importância de atividades preventivas, devido à prevalência do caráter curativo ainda existente na assistência à saúde. Além disso, os cuidados com a saúde deixam de ser prioridade em um contexto em que a luta pela sobrevivência se sobrepõe e, dessa forma, as obrigações cotidianas dificultam a participação. Descrição da experiência: O Programa de Orientação Postural (POP) é uma das atividades coletivas desenvolvidas, através do Projeto de Extensão Fisioterapia na Comunidade, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que desenvolve ações de prevenção, promoção e manutenção da saúde na AB. Atualmente as práticas são desenvolvidas nas comunidades do Grotão e Maria de Nazaré, na cidade de João Pessoa- PB, e estão vinculadas às USF, tendo como base a Educação Popular. Os encontros acontecem semanalmente através de alongamentos, relaxamentos, oficinas de dança, e dinâmicas, precedidas de rodas de conversa, onde são abordados temas relacionados à postura, bem como outras temáticas sugeridas pelos participantes a partir das suas necessidades e anseios, tais como senilidade, cidadania e fitoterapia. Efeitos alcançados: Evidencia-se a importância do grupo com enfoque para o auto cuidado, e do trabalho de prevenção e manutenção da saúde,fundamental para buscar a melhoria da qualidade de vida dos integrantes. Além disso, proporciona a socialização dos participantes, melhorando a interação na relação comunidade/serviço/academia, tornando-a mais humanizada. Esses resultados não são mais significativos devido à inconstância dos usuários no grupo. Recomendações: As dificuldades observadas na dinâmica do POP interferem na sua organização e rendimento, gerando desafios na busca por alternativas que possibilitem a sua continuidade, podendo ser solucionado com a persistência, dinamicidade e envolvimento daqueles que o compõem. Além disso, é importante ressaltar a contribuição da Educação Popular no sentido da reflexão sobre como compreender e intervir visando a uma mudança desta realidade. Palavras-chave: Atenção Básica, Atividades em grupo, Educação Popular |