9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:550-1


Poster (Painel)
550-1A POLÍTICA PÚBLICA AO USUÁRIO DE DROGAS ILÍCITAS NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS – CAPSAd, DO MUNICÍPIO DE APUCARANA
Autores:Aline Honório (FECEA - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana) ; Jucelene Mendes Valério (FECEA - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana) ; Juliana Cristina Teixeira Domingues (FECEA - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana)

Resumo

O presente trabalho resulta da pesquisa elaborada para obtenção do Título de Bacharel em Serviço Social, tendo como objetivo conhecer junto ao CAPSAd, por meio dos funcionários e usuários, como são desenvolvidos os tratamentos e prestações, bem como a percepção dos mesmos sobre tal política. Utilizou-se como metodologia, pesquisa de campo, com levantamento bibliográfico sobre a temática em questão, optando-se pela realização de uma pesquisa do tipo qualitativa e quantitativa e aplicação de questionário semi-estruturado elaborado pelas entrevistadoras, e posteriormente análise dos dados colhidos. Foi realizada entrevistas individuais, sendo num total de quinze atores, através dos quais verificou-se que na visão dos funcionários, o programa é deficitário, e já para a maioria dos pacientes, essa política é eficiente. Assim, com a elaboração desse trabalho, chegamos à conclusão de que a política do CAPSAd, no município de Apucarana, na visão dos funcionários e apenas de um paciente, é precária por falta de estrutura física e técnica, não tirando a importância do tratamento para este paciente. Em relação aos outros usuários, declararam ser o tratamento de total importância, sem o qual não conseguiriam a recuperação. O resultado real da Política Pública ao Usuário de Drogas Ilícitas do CAPSAd, no município de Apucarana, foi a quebra da visão de um programa falho. Afirmando que, mesmo a estrutura física e técnica, encontrando-se precárias, são eficientes. Ressaltando ainda que o trabalho do CAPSAd contribui para que o paciente faça a abstinência, através de remédios e terapias, proporcionando a eles, melhor qualidade de vida, recuperando a auto-estima e suas relações sociais.


Palavras-chave:  CAPSAd, Drogadição, Política Pública