9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:540-1


Poster (Painel)
540-1CONSTRUINDO UMA POLÍTICA DE GESTÃO DO TRABALHO DE FORMA PARTICIPATIVA: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE NOVO HAMBURGO
Autores:Elaine da Graça Duarte Zanotelli (UCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SULUCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SULUCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SULUCS - UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL)

Resumo

A proposta deste trabalho faz parte do projeto de pesquisa e intervenção executado no Curso de Pós Graduação Gestão Participativa e Políticas Públicas em Saúde na Universidade de Caxias do Sul, tendo como objetivo construir uma política de gestão do trabalho e da educação em saúde para o município de Novo Hamburgo, com a participação dos trabalhadores e do controle social.Trata-se de um projeto de pesquisa e intervenção, que procura identificar deficiências e potencialidades para a construção de uma política de gestão da educação e do trabalho em saúde no sistema municipal de saúde de Novo Hamburgo. Será realizado através da coleta de dados por meio de análise documental, da análise de dados secundários e aplicação de questionário. A pesquisa terá desenho de base qualiativa. Num primeiro momento que é a etapa proposta pelo projeto, envolverá prioritariamente gestores intermediarios da secretaria municipal da saúde. A análise dos questionários aponta a ausência de uma estrutura que desenvolva ações no âmbito da gestão do trabalho e da educação, vínculo de trabalho precarizado com diferentes níveis de contratação e a falta de vínculo dos trabalhadores com o sistema de saúde de maneira articulada e participativa.


Palavras-chave:  gestão do trabalho, participativa, educação permanente