9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:539-1


Poster (Painel)
539-1"DESAFIOS À ATUAÇÃO DO CONSELHEIRO”: RODA DE CONVERSA REALIZADA DURANTE O PROJETO RONDON EM BOCA DA MATA/AL
Autores:Monique Bronzoni Damascena (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Gizieli Dichete Biguelini (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Odete Messa Torres (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Cristiane Dias Jorge (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Gabriel Castilho Mincolla (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Leandro da Silveira Verçosa (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Marciane dos Santos R. Alcaráz (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa) ; Paula C. Bianchi (UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa)

Resumo

O presente relato de experiência descreve a atuação de estudantes de graduação e professores da Universidade Federal do Pampa – Unipampa no Projeto Rondon Operação NE-CO/2010. Aborda atividade com os conselheiros do Município de Boca da Mata/Alagoas. O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa e tem como objetivo envolver de forma voluntária universitários com o desenvolvimento sustentável das comunidades. Realizou-se pela coordenadora do projeto da Unipampa em conjunto com os gestores locais um diagnóstico local do município, a qual demandou a organização e capacitação dos Conselhos Municipais, considerando que no município há uma diversificação e um foco quantitativo a instituições participantes dos conselhos. Utilizou-se como metodologia uma roda de conversa com 52 conselheiros municipais dos setores Saúde, Assistência Social, Educação, Tutelar, Escolar, Alimentação, Pais, Jovens e Adolescentes, entre outros. A metodologia empregada foi de estímulo ao debate por meio de dinâmicas. Inicialmente utilizou-se técnica de apresentação, após foi utilizada uma técnica intitulada “Chuva de Idéias” com o objetivo de expressar o entendimento sobre conselho e sobre o papel do conselheiro. Após a sistematização deste debate, foi apresentado um filme que problematiza as questões que envolvem os conselhos. A partir disso, foi possível atrelar a experiência prática dos conselheiros ao conhecimento técnico dos estudantes, estabelecendo troca de opiniões. Por meio da atividade, a qual ocorreu em dois turnos, desenvolveu-se a capacitação dos conselheiros, a partir da análise da atuação dos conselhos. As dinâmicas e técnicas utilizadas facilitaram a participação e possibilitaram que diversificadas demandas fossem exploradas e debatidas. A avaliação do trabalho apontou para o comprometimento das diversas áreas com a educação permanente dos conselheiros, para a realização de novos encontros e para a efetivação do papel dos conselheiros em seus respectivos conselhos. Ressaltou-se a importância da atuação de profissionais especializados no desenvolvimento dos conselhos municipais, para que as políticas públicas sejam desenvolvidas nas pautas dos conselhos. Esta atividade possibilitou formar facilitadores para a participação democrática nos conselhos, além de oportunizar que questões como interesses pessoais e conflitos sejam mediadas de forma a priorizar os interesses da coletividade e dos princípios do conselho.


Palavras-chave:  Projeto Rondon, Conselhos Municipais, Educação Permanente