9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:538-1



538-1A EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES DO CURSO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO HOSPITALAR NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Autores:Marta Maria da Silva Lira Batista (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Gabriella Novelli Oliveira (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Antonio Messias Gama Rospendowisk (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Emã­lia Godoy de Souza (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Ana Cristina Passarella Brãªtas (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo)

Resumo

CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA- A Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar(RMAH) apesar de ter como cenário principal o hospital, deve-se ter como um paradigma de atendimento o modelo adotado na atenção primária, prezando pela atenção integral e estabelecimento de vínculo. A cada caso discutido, cada profissional discutia como se poderia fornecer uma atenção e cuidado inerente à sua profissão. Com base nisso, os agentes foram paulatinamente entendendo o processo e como e quando cada profissional poderia resolver o problema do paciente. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA- A UBS gerou um espaço muito rico para a integração das atividades entre os seus profissionais e os residentes multiprofissionais. Essa experiência colaborou na construção da nova percepção e no novo processo de trabalho em saúde tanto na atenção básica quando na atenção hospitalar. Todas as atividades do programa da RMAH foram desenvolvidas que possibilitou a integração entre as diferentes áreas de saúde contempladas com a residência: Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. EFEITOS ALCANÇADOS- A partir de experiências vividas e de problemas que tiveram uma resolutividade na atenção básica. Essa noção de quão importante é a equipe na atenção básica e dessa troca de saberes foi construída uma relação de igual poder, mas ao mesmo tempo interdependente e retroalimentada que resulta na possibilidade real de empoderamento da população local. RECOMENDAÇÕES- Em todo processo, existe o paradigma que deve ser idealizado a partir da conclusão satisfatória de suas várias etapas. A experiência da Residência Multiprofissional Hospitalar no âmbito da atenção básica os fornece o modelo ideal do funcionamento de SUS: a integralização de várias profissões no nível mais básico de atenção para que a resolutividade seja realmente alcançada e a porta de entrada nos serviços de saúde. Após toda a vivência discutida, conceitos apreendidos e concepções mudadas é importante que essa experiência vivida pelos residentes seja a rotina de todas as UBS do Brasil. Ainda há muito para ser feito.


Palavras-chave:  Residência Multiprofissional, SUS, Aprendizagem Baseada no problema