<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:536-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">536-1</td><td><b>DIAGNSTICO SITUACIONAL NORTEANDO AS AES EM FONOAUDIOLOGIA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Elenir Fedosse </u> (UFSM - Universidade Federal de Santa MariaUFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Helenice Yemi Nakamura (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>INTRODUO: O curso de Fonoaudiologia da UNICAMP tem como objetivo propiciar uma formao generalista e multidisciplinar consonante com a Poltica Nacional de Sade (SUS). Nos dois ltimos anos do curso ocorrem os Estgios de Fonoaudiologia Comunitria, desenvolvidos em equipamentos de sade (Unidades de Sade da Famlia e Centro de Referncia em Sade do Trabalhador) e de educao da rede do municpio. No terceiro ano privilegiam-se as Unidades de Sade e de Educao Destaca-se como referencial terico de tais estgios o Planejamento e a Programao Situacional,; o enfoque situacional pede que os problemas de sade sejam considerados segundo as necessidades de uma dada populao.O diagnstico situacional caracteriza-se por um momento de explorao (identificao) dos problemas, seguido de sua descrio (como eles se apresentam) e da anlise dos determinantes (como podem ser explicados). Este trabalho divulga o instrumento usado e os resultados alcanados em uma Escola Municipal de Educao Infantil (EMEI).. METODO: A entrevista destacou aspectos de identificao dos sujeitos e do ambiente de trabalho; reconhecimento dos profissionais acerca dos princpios filosficos e operacionais da escola, a interao entre eles e a motivao pessoal para o trabalho; tambm foram pesquisadas as expectativas dos profissionais acerca da atuao fonoaudiolgica. RESULTADOS: Responderam a entrevista todos os trabalhadores da EMEI (14 sujeitos): gestores, professores e outros funcionrios. A maioria do sexo feminino (93%). 71% dos sujeitos entraram no servio por concurso pblico, o tempo de trabalho na escola varia de um ms a 10 anos. A EMEI funciona de manh e de tarde, tendo matriculadas 283 crianas, entre trs e seis anos de idade. A maioria sugeriu que o trabalho do fonoaudilogo na EMEI seja de orientao quanto fala, voz e audio das crianas e voz e audio dos professores e houve a referncia da necessidade de tratamento acstico da escola para minimizar o rudo, questo esta que extrapola o campo fonoaudiolgico, contudo, identifica-se que os profissionais da escola concebem o fonoaudilogo como profissional que pode, de alguma maneira, interferir nesta questo. H o pedido formal para que o fonoaudilogo faa parte da equipe da escola, indicando a pertinncia da atuao fonoaudiolgica no mbito escolar frente as demandas apresentadas. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;avaliao, educao infantil, fonoaudiologia</td></tr></table></tr></td></table></body></html>