9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:536-1


Poster (Painel)
536-1DIAGNÓSTICO SITUACIONAL NORTEANDO AS AÇÕES EM FONOAUDIOLOGIA
Autores:Elenir Fedosse (UFSM - Universidade Federal de Santa MariaUFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Helenice Yemi Nakamura (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas)

Resumo

INTRODUÇÃO: O curso de Fonoaudiologia da UNICAMP tem como objetivo propiciar uma formação generalista e multidisciplinar consonante com a Política Nacional de Saúde (SUS). Nos dois últimos anos do curso ocorrem os Estágios de Fonoaudiologia Comunitária, desenvolvidos em equipamentos de saúde (Unidades de Saúde da Família e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e de educação da rede do município. No terceiro ano privilegiam-se as Unidades de Saúde e de Educação Destaca-se como referencial teórico de tais estágios o Planejamento e a Programação Situacional,; o enfoque situacional pede que os problemas de saúde sejam considerados segundo as necessidades de uma dada população.O diagnóstico situacional caracteriza-se por um momento de exploração (identificação) dos problemas, seguido de sua descrição (como eles se apresentam) e da análise dos determinantes (como podem ser explicados). Este trabalho divulga o instrumento usado e os resultados alcançados em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI).. METODO: A entrevista destacou aspectos de identificação dos sujeitos e do ambiente de trabalho; reconhecimento dos profissionais acerca dos princípios filosóficos e operacionais da escola, a interação entre eles e a motivação pessoal para o trabalho; também foram pesquisadas as expectativas dos profissionais acerca da atuação fonoaudiológica. RESULTADOS: Responderam a entrevista todos os trabalhadores da EMEI (14 sujeitos): gestores, professores e outros funcionários. A maioria do sexo feminino (93%). 71% dos sujeitos entraram no serviço por concurso público, o tempo de trabalho na escola varia de um mês a 10 anos. A EMEI funciona de manhã e de tarde, tendo matriculadas 283 crianças, entre três e seis anos de idade. A maioria sugeriu que o trabalho do fonoaudiólogo na EMEI seja de orientação quanto à fala, voz e audição das crianças e voz e audição dos professores e houve a referência da necessidade de tratamento acústico da escola para minimizar o ruído, questão esta que extrapola o campo fonoaudiológico, contudo, identifica-se que os profissionais da escola concebem o fonoaudiólogo como profissional que pode, de alguma maneira, interferir nesta questão. Há o pedido formal para que o fonoaudiólogo faça parte da equipe da escola, indicando a pertinência da atuação fonoaudiológica no âmbito escolar frente as demandas apresentadas.


Palavras-chave:  avaliação, educação infantil, fonoaudiologia