<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:535-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">535-2</td><td><b>O DESAFIO PERMANENTE DE BUSCAR DE UMA FORMAO INTEGRAL EM SADE: ALIANDO AS DIFERENTES FACES DO ENSINO EM SADE</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Pmela Billig Mello (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; <u>Aline Martinelli Piccinini </u> (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Marielly Moraes (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Vera Rocha (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Caracterizao do problema: Este relato reflexivo objetiva repensar a atual formao dos cursos da sade, que separa e evita a articulao entre as diferentes disciplinas, como se elas fossem opostos, fragmentando assim o ensino, por exemplo, das cincias bsicas da sade e das cincias sociais. Descrio da experincia: Historicamente a formao em sade costuma separar os objetos de seu contexto, as disciplinas umas das outras, dificultando que o aluno possa relacionar um contedo ao outro. Durante nossa formao acadmica tivemos poucas experincias que revelassem uma articulao real entre educao-sade-sociedade. Em nosso  processo de ensino-aprendizagem as cincias bsicas e aplicadas foram totalmente desvinculadas das cincias sociais e sade pblica, por exemplo. A sade foi vista como algo objetivo, mesmo que o discurso dos formadores dissesse o oposto. Hoje, como professoras, nos questionamos sobre qual o profissional de sade que queremos formar e para quem queremos form-lo, o que as leis nos dizem e que possibilidades esto surgindo que podem nos auxiliar nesta perspectiva de mudana. Efeitos alcanados: As instituies formadoras continuam adotando modelos conservadores que priorizam os aparelhos e sistemas orgnicos juntamente com tecnologias altamente especializadas. Diversos autores enfatizam a necessidade de (re)conciliar as cincias ditas  duras e as cincias humanas para que ocorra uma formao integral na rea da sade. Procuramos, com nossos alunos, nos desafiar permanentemente a criar um dilogo crescente entre as cincias bsicas e aplicadas e a prtica de sade contextualizada, buscando com isso a construo de conhecimentos significativos e a formao de profissionais da sade mais crticos e capazes de orquestrar transformaes na sua realidade social. Recomendaes: A formao em sade no pode buscar apenas eficincia no diagnstico. A formao em sade deve buscar desenvolver condies de atendimento s necessidades de sade das pessoas e das populaes, da gesto setorial e do controle social em sade. Aliando as diferentes faces do ensino em sade, criando uma rede de conexo entre as diferentes disciplinas acreditamos estar nos aproximando mais da to sonhada formao integra em sade. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Formao, Cursos da Sade, Ensino</td></tr></table></tr></td></table></body></html>