9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:530-1


Poster (Painel)
530-1PROMOVENDO O CUIDADO A USUÁRIOS, FAMÍLIAS E COMUNIDADE DA ESF DO CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA ELDORADO, FUNDAMENTADO NA TEORIA DE DOROTHEA E. OREM
Autores:Adriana Hillesheim (UNOCHAPECO - Universidade Comunitaria Regional de Chapeco) ; Liane Coliseli (UNOCHAPECO - Universidade Comunitaria Regional de Chapeco) ; Veridiana Pinto (UNOCHAPECO - Universidade Comunitaria Regional de Chapeco) ; Andrea Endler (UNOCHAPECO - Universidade Comunitaria Regional de Chapeco) ; Silvana Corato (UNOCHAPECO - Universidade Comunitaria Regional de Chapeco) ; Maria Fernandes (UNOCHAPECO - Universidade Comunitaria Regional de Chapeco)

Resumo

Caracterização do problema A Saúde da Família, estratégia priorizada pelo Ministério da Saúde para reorganizar a Atenção Básica, tem como principal desafio promover a reorientação das práticas e ações de saúde de forma integral, contínua e descentralizada, e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Como prevê um campo amplo de atuação, compreendemos que existe a necessidade da interação ensino serviço, pautado na educação em saúde, processo em construção. Descrição da experiência: A atividade foi desenvolvida em 2009, no Trabalho de Conclusão de Curso TCC - de Enfermagem da UNOCHAPECÓ (Pró-saúde), num Centro de Saúde da Família, de Chapecó (SC). Desenvolveram-se ações de assistência de enfermagem e de educação em saúde. Na assistência realizou-se o acompanhamento individual de usuários diabéticos e assistiu-se em nível domiciliar usuários com déficit de locomoção, priorizando o auto cuidado. As ações educativas desenvolveram-se em espaços da comunidade, contemplando as necessidades locais nas diveras faixas etárias. Na saúde da criança, atuou-se num Centro de Educação Infantil realizando oficinas com professoras e estagiárias. Para a população adolescente, desenvolveram-se atividades na escola, abordando temas definidos com os mesmos. Na comunidade, as oficinas educativas envolveram a equipe de saúde e acadêmicos da Unochapecó. Na perspectiva da saúde do trabalhador realizou-se atividades em duas empresas da área de abrangência. Ainda, foram desenvolvidas atividades educativas com grupos de doenças crônicas não transmissíveis. No nível macro, foi reestruturado o Conselho Local de Saúde objetivando fortalecer a participação social. Efeitos alcançados: Os resultados foram satisfatórios, visto que, durante todas as atividades desenvolvidas obteve-se adesão dos usuários, as atividades educativas tiveram continuidade com a equipe multiprofissional. As intervenções de enfermagem oportunizaram conhecimentos que auxiliam no autocuidado. As atividades realizadas nas empresas, propiciaram a aproximação destas, com o serviço de saúde. A reestruturação do CLS fortaleceu a participação no controle social. Recomendações: A partir da vivência, percebemos que a consolidação do Sistema Único de Saúde requer ações articuladas, viabilizadas a partir da intersetorialidade e do fortalecimento do controle social, para tanto, sugerimos que as práticas iniciadas, sejam asseguradas e tenham continuidade a partir da articulação entre o ensino serviço e comunidade.


Palavras-chave:  Estratégia Saúde da Família, Assistência de Enfermagem, Interaçao ensino-serviço