9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:528-1


Poster (Painel)
528-1A EXPERIÊNCIA DA 2ª OFICINA AMPLIADA DE ATENÇÃO BÁSICA DA UFPB: (RE)COSNTRUINDO PRÁTICAS E INTEGRANDO SABERES
Autores:Kátia Suely Queiroz Silva Ribeiro (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Geraldo Eduardo Guedes de Brito (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Robson da Fonseca Neves (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Lenilma Bento de Araújo Meneses (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA)

Resumo

CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) têm impulsionado mudanças na formação em saúde. Contudo, a construção de competências para a Atenção Básica (AB) prevista nas DCN se configura como um desafio a ser vencido pelo ensino dos cursos de saúde. Neste contexto, pretende-se aqui, apresentar as reflexões que emergiram da 2ª Oficina Ampliada de AB, uma estratégia de fortalecimento das ações na AB e de integração ensino-serviço, organizada pelos estudantes de Fisioterapia da UFPB, inserida nas atividades do PRÓ-SAÚDE. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: visando ampliar as discussões provocadas pela inserção dos estudantes nas USFs, foi proposta a realização de uma oficina, com o objetivo de rastrear as fragilidades e desafios encontrados nas atividades na AB, e apontar estratégias de enfrentamento para tais situações. Participaram dessa oficina discentes e docentes dos diversos cursos envolvidos no PRÓ-SAÚDE da UFPB, profissionais do serviço e da gestão. Durante a oficina foram discutidos os seguintes eixos: Apoio Matricial x NASF, Acesso aos serviços de saúde, Relações de trabalho x Atuação interdisciplinar, Acolhimento, Equipe de Referência e Contra-Referência. Cada grupo de discussão teve como produto final um relatório. EFEITOS ALCANÇADOS: o evento conseguiu articular os profissionais do serviço e da gestão com a Universidade, discutindo e repensando metas da integração ensino-serviço, visando a formação dos trabalhadores para atuar na AB, na perspectiva do vínculo com o território, responsabilização e do trabalho em equipe. A atividade funcionou como um espaço privilegiado para deliberações e encaminhamentos, sendo decidido pelos participantes da oficina o envio do documento final para outros espaços de discussão, tais como: a comissão de estágio, comissão pedagógica, Gerência de Educação em Saúde do município e, também, a necessidade desta se tornar um evento permanente, fazendo parte da agenda de atividades da Universidade. RECOMENDAÇÕES: a experiência foi muito válida, não apenas no tocante à participação dos diversos atores envolvidos na atividade, mas também pela demonstração de interesse, conhecimento e experiência dos mesmos na AB. O processo de (re)construção de saberes e integração de práticas representa um longo caminho a ser percorrido, necessitando do esforço de todas as esferas envolvidas no processo de formação e de produção do cuidado. Atividades como essa são potentes para impulsionar mudanças na formação.


Palavras-chave:  ATENÇÃO BÁSICA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, PRÓ-SAÚDE