<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:528-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">528-1</td><td><b>A EXPERINCIA DA 2 OFICINA AMPLIADA DE ATENO BSICA DA UFPB: (RE)COSNTRUINDO PRTICAS E INTEGRANDO SABERES</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Ktia Suely Queiroz Silva Ribeiro </u> (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA) ; Geraldo Eduardo Guedes de Brito (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA) ; Robson da Fonseca Neves (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA) ; Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA) ; Lenilma Bento de Arajo Meneses (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>CARACTERIZAO DO PROBLEMA: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) tm impulsionado mudanas na formao em sade. Contudo, a construo de competncias para a Ateno Bsica (AB) prevista nas DCN se configura como um desafio a ser vencido pelo ensino dos cursos de sade. Neste contexto, pretende-se aqui, apresentar as reflexes que emergiram da 2 Oficina Ampliada de AB, uma estratgia de fortalecimento das aes na AB e de integrao ensino-servio, organizada pelos estudantes de Fisioterapia da UFPB, inserida nas atividades do PR-SADE. DESCRIO DA EXPERINCIA: visando ampliar as discusses provocadas pela insero dos estudantes nas USFs, foi proposta a realizao de uma oficina, com o objetivo de rastrear as fragilidades e desafios encontrados nas atividades na AB, e apontar estratgias de enfrentamento para tais situaes. Participaram dessa oficina discentes e docentes dos diversos cursos envolvidos no PR-SADE da UFPB, profissionais do servio e da gesto. Durante a oficina foram discutidos os seguintes eixos: Apoio Matricial x NASF, Acesso aos servios de sade, Relaes de trabalho x Atuao interdisciplinar, Acolhimento, Equipe de Referncia e Contra-Referncia. Cada grupo de discusso teve como produto final um relatrio. EFEITOS ALCANADOS: o evento conseguiu articular os profissionais do servio e da gesto com a Universidade, discutindo e repensando metas da integrao ensino-servio, visando a formao dos trabalhadores para atuar na AB, na perspectiva do vnculo com o territrio, responsabilizao e do trabalho em equipe. A atividade funcionou como um espao privilegiado para deliberaes e encaminhamentos, sendo decidido pelos participantes da oficina o envio do documento final para outros espaos de discusso, tais como: a comisso de estgio, comisso pedaggica, Gerncia de Educao em Sade do municpio e, tambm, a necessidade desta se tornar um evento permanente, fazendo parte da agenda de atividades da Universidade. RECOMENDAES: a experincia foi muito vlida, no apenas no tocante participao dos diversos atores envolvidos na atividade, mas tambm pela demonstrao de interesse, conhecimento e experincia dos mesmos na AB. O processo de (re)construo de saberes e integrao de prticas representa um longo caminho a ser percorrido, necessitando do esforo de todas as esferas envolvidas no processo de formao e de produo do cuidado. Atividades como essa so potentes para impulsionar mudanas na formao. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;ATENO BSICA, FORMAO PROFISSIONAL, PR-SADE</td></tr></table></tr></td></table></body></html>