<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:526-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">526-1</td><td><b>A PRECEPTORIA NO PET-SADE: O DESAFIO DA FORMAO NO AMBIENTE DE TRABALHO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Pedro Henrique Rocha Ribeiro </u> (UFC - Universidade Federal do Cear) ; Lidiany Alexandre Azevedo (UFC - Universidade Federal do Cear) ; Daniely Ildegardes Brito Tatmatsu (UFC - Universidade Federal do Cear) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O Programa de Educao pelo Trabalho para a Sade (PET-Sade) nasce da necessidade de reformular a formao dos cursos de graduao da sade. O projeto PET-SADE da Universidade Federal do Cear foi construdo a partir da interdisciplinaridade, propondo atividades de promoo, gesto e ateno sade, tendo como atores professores e estudantes de graduao dos cursos de Enfermagem, Farmcia, Medicina, Odontologia e Psicologia e tcnicos da rede de Ateno Bsica da Secretaria Municipal de Sade de Fortaleza. Durante a caminhada desse algumas inquietaes surgiram, dentre elas a maneira de aprimorar a ligao entre Universidade e Servios de Sade, de forma a garantir o atendimento s demandas e o desenvolvimento das duas instncias. Primou-se por dar voz a todos os atores desse processo  professores, tcnicos (preceptores e no preceptores), gestores e alunos  e se iniciou o questionamento de qual o papel de cada um. A preceptoria ganhou destaque devido a heterogeneidade de discursos e das dificuldades de delimitar suas funes. Eram freqentes, entre os profissionais, inquietaes do tipo:  Preceptoria: qual o nosso papel? ,  Existem diferenas entre as funes do preceptor e do tutor? ,  O estabelecimento de uma hierarquia entre tutor/preceptor/aluno a melhor escolha pedaggica? ,  A Universidade e/ou o servio tem algum compromisso com a preceptoria? . Promoveu-se a reflexo acerca dessa prtica por meio de distintas atividades: grupo focal com profissionais e estudantes, em que foi discutido a viso e a importncia dos estgios/internatos, bem como outras atividades no servio para a formao profissional e a responsabilidade dos preceptores, docentes e estudantes nos processos formativos; encontro entre profissionais e docentes tendo como objetivo o estabelecimento de um vnculo maior entre servio e universidade para pensar a execuo das atividades formativas; confeco de uma cartilha sobre preceptoria; planejamento de uma oficina com para discutir as funes e competncias de preceptores e tutores. Assim, levou-se a atividade de preceptoria  pauta do dia da Universidade e dos servios, e foram construdas, de forma coletiva, indicaes das possibilidades, limites, desafios e cenrios de trabalho. Considere-se que a construo de espaos para a reflexo devem estar expressos em concordncia com a rotina da oferta de servio sempre em funo de potencializ-la. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;PET-Sade, preceptoria, formao</td></tr></table></tr></td></table></body></html>