520-1 | Refletindo sobre o potencial instituinte de uma experiência de extensão popular desenvolvida na Escola de Saúde Pública de Mato Grosso | Autores: | Giselle de Almeida Costa (ESPMT - Escola de Saúde Pública de Mato Grosso) ; Suely Corrêa de Oliveira (ANEPS/MT - ArticulaçãoNacionaldeMovimentosePráticasdeEPS) ; Márcia de Campos (ESPMT - Escola de Saúde Pública de Mato Grosso) ; Waldir Bertúlio (ESPMT - Escola de Saúde Pública de Mato Grosso) |
Resumo Este artigo busca refletir sobre as inovações institucionais advindas da experiência de extensão popular vivenciada pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESPMT. O marco decisivo para o diálogo entre a ESPMT e os movimentos e práticas da educação popular e saúde veio com a Portaria GM/MS n.3.060/2007 que descentralizou a aplicação de recursos de incentivo para implementação da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS (ParticipaSUS). Daí surgiu o projeto de extensão Trocas de Saberes em Educação Popular e Saúde,iniciado em 2008 com o objetivo de promover os princípios da Educação Popular e Saúde (EPS)para ampliar e qualificar a participação social no SUS. Delineado com base no mapeamento das potencialidades e fragilidades dos movimentos e práticas de EPS, o projeto foi estruturado sob a forma de oficinas regionalizadas onde os movimentos e práticas dialogam entre si e com a gestão local do SUS. Desde o princípio o planejamento e a gestão do projeto tem sido compartilhada entre a ESPMT e a Articulação Nacional dos Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde-Núcleo Mato Grosso (ANEPS/MT). Assim,um projeto planejado como ação pontual em decorrência de uma portaria do ministério foi ganhando corpo, deslocando a ESPMT do território seguro da formação de trabalhadores do SUS com ênfase na articulação ensino e serviço (Educação Permanente). Em busca de refletir sobre o pontencial instituinte dessa experiência de extensão popular nos aventuramos a capturar sinais das inovações em processo na ESPMT, assinalando alguns elementos significativos: a)incorporação da extensão no processo de reformulação do Plano de Desenvolvimento Institucional da ESPMT; b)institucionalização do núcleo de extensão popular;c)fortalecimento da ANEPS/MT nos espaços de gestão da Política de Educação Permanente em Saúde;d)inserção da ANEPS/MT como representante dos movimentos sociais no Conselho Escolar, bem como, nas Comissões de Seleção de Docentes;e)constituição do grupo de estudos e pesquisa em educação popular/educação permanente; f)inclusão de temas relevantes a educação permanente/popular no material didático-pedagógico da formação de docentes. Porém, o sinal mais evidente dessa desterritorizalização dos saberes e práticas tem sido o atravessamento das fronteiras entre a Educação Permanente e a Educação Popular, permitindo pensar a possibilidade de existência de uma educação permanente mestiça, fundada na tríade: Ensino, Serviço e Cidadania. Palavras-chave: Extensão, Educação Popular, Saúde |