9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:520-1



520-1Refletindo sobre o potencial instituinte de uma experiência de extensão popular desenvolvida na Escola de Saúde Pública de Mato Grosso
Autores:Giselle de Almeida Costa (ESPMT - Escola de Saúde Pública de Mato Grosso) ; Suely Corrêa de Oliveira (ANEPS/MT - ArticulaçãoNacionaldeMovimentosePráticasdeEPS) ; Márcia de Campos (ESPMT - Escola de Saúde Pública de Mato Grosso) ; Waldir Bertúlio (ESPMT - Escola de Saúde Pública de Mato Grosso)

Resumo

Este artigo busca refletir sobre as inovações institucionais advindas da experiência de extensão popular vivenciada pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESPMT. O marco decisivo para o diálogo entre a ESPMT e os movimentos e práticas da educação popular e saúde veio com a Portaria GM/MS n.3.060/2007 que descentralizou a aplicação de recursos de incentivo para implementação da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS (ParticipaSUS). Daí surgiu o projeto de extensão Trocas de Saberes em Educação Popular e Saúde,iniciado em 2008 com o objetivo de promover os princípios da Educação Popular e Saúde (EPS)para ampliar e qualificar a participação social no SUS. Delineado com base no mapeamento das potencialidades e fragilidades dos movimentos e práticas de EPS, o projeto foi estruturado sob a forma de oficinas regionalizadas onde os movimentos e práticas dialogam entre si e com a gestão local do SUS. Desde o princípio o planejamento e a gestão do projeto tem sido compartilhada entre a ESPMT e a Articulação Nacional dos Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde-Núcleo Mato Grosso (ANEPS/MT). Assim,um projeto planejado como ação pontual em decorrência de uma portaria do ministério foi ganhando corpo, deslocando a ESPMT do território seguro da formação de trabalhadores do SUS com ênfase na articulação ensino e serviço (Educação Permanente). Em busca de refletir sobre o pontencial instituinte dessa experiência de extensão popular nos aventuramos a capturar sinais das inovações em processo na ESPMT, assinalando alguns elementos significativos: a)incorporação da extensão no processo de reformulação do Plano de Desenvolvimento Institucional da ESPMT; b)institucionalização do núcleo de extensão popular;c)fortalecimento da ANEPS/MT nos espaços de gestão da Política de Educação Permanente em Saúde;d)inserção da ANEPS/MT como representante dos movimentos sociais no Conselho Escolar, bem como, nas Comissões de Seleção de Docentes;e)constituição do grupo de estudos e pesquisa em educação popular/educação permanente; f)inclusão de temas relevantes a educação permanente/popular no material didático-pedagógico da formação de docentes. Porém, o sinal mais evidente dessa desterritorizalização dos saberes e práticas tem sido o atravessamento das fronteiras entre a Educação Permanente e a Educação Popular, permitindo pensar a possibilidade de existência de uma educação permanente mestiça, fundada na tríade: Ensino, Serviço e Cidadania.


Palavras-chave:  Extensão, Educação Popular, Saúde