9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:519-1


Poster (Painel)
519-1DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE: PERCEPÇÕES DISCENTES SOBRE O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NA SAÚDE/PET-SAÚDE
Autores:Paula Hübner Freitas (UNIFRA - Centro Universitário Franciscano) ; Adriana Dornelles Carpes (UNIFRA - Centro Universitário Franciscano) ; Juliana Silveira Colomé (UNIFRA - Centro Universitário Franciscano)

Resumo

Formar profissionais de saúde sob a perspectiva da integralidade constitui uma proposta desafiadora, uma vez que significa a ruptura com o modelo tradicional de formação, reorganização dos serviços e dos processos de trabalho(1). Para isto, precisamos repensar as maneiras como se estruturam se organizam e operam os processos de formação dos profissionais de saúde (3). Devido a necessidade de inovar o processo ensino aprendizagem, destaca-se atualmente o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/ PET-SAÚDE (2). Como discente participante do projeto, proponho um relato de minha experiência no PET-SAÚDE no Município de Santa Maria/ RS. A parceria do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) representou uma experiência interinstitucional inédita; essa união ocorreu pela exigência de participação do curso de medicina nas propostas, o que impediria a participação da primeira IES. A vivência no grupo interinstitucional e o trabalho na Atenção Básica de Saúde; permitiu várias experiências, que com certeza enriqueceram nossa bagagem como acadêmicos. Neste grupo tivemos a oportunidade de trabalhar em equipe multiprofissional, respeitar as diferentes opiniões, conhecer o trabalho das instituições, agregar saberes, trabalhar a escuta, dialogar, entre outros aprendizados para conseguir ao alcançar os objetivos os quais nos uniram. Também ampliamos nossos conhecimentos sobre o modelo de saúde em que estamos inseridos; conhecendo as reais necessidades da comunidade, desenvolvendo perspectivas para a construção de mudanças no modelo assistencial, na promoção da aprendizagem participativa, favorecendo, assim; a efetividades e resolutividade dos problemas encontrados na comunidade. Esta equipe interinstitucional serviu como instrumento para fortalecer a integração entre as duas universidades e dos cursos da saúde, o envolvimento com o serviço de atenção básica do Município e proporcionou uma nova formação acadêmica: multiprofissional, contextualizada e resolutiva. O resultado de toda essa experiência tem sido observada no crescimento individual dos participantes, nos resultados que estão sendo finalizados pela equipe de trabalho e também pela seleção de novo projeto, que dará continuidade ao trabalho iniciado, nos anos de 2010 e 2011. O seguimento desta trajetória nos próximos dois anos, com certeza trará muitos outros aprendizados e conquistas.


Palavras-chave:  Formação de recursos humanos, Interdisciplinaridade, PET-SAÚDE