<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:519-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">519-1</td><td><b>DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE: PERCEPES DISCENTES SOBRE O PROGRAMA DE EDUCAO PARA O TRABALHO NA SADE/PET-SADE</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Paula Hbner Freitas </u> (UNIFRA - Centro Universitrio Franciscano) ; Adriana Dornelles Carpes (UNIFRA - Centro Universitrio Franciscano) ; Juliana Silveira Colom (UNIFRA - Centro Universitrio Franciscano) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Formar profissionais de sade sob a perspectiva da integralidade constitui uma proposta desafiadora, uma vez que significa a ruptura com o modelo tradicional de formao, reorganizao dos servios e dos processos de trabalho(1). Para isto, precisamos repensar as maneiras como se estruturam se organizam e operam os processos de formao dos profissionais de sade (3). Devido a necessidade de inovar o processo ensino aprendizagem, destaca-se atualmente o Programa de Educao pelo Trabalho para a Sade/ PET-SADE (2). Como discente participante do projeto, proponho um relato de minha experincia no PET-SADE no Municpio de Santa Maria/ RS. A parceria do Centro Universitrio Franciscano (UNIFRA) com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) representou uma experincia interinstitucional indita; essa unio ocorreu pela exigncia de participao do curso de medicina nas propostas, o que impediria a participao da primeira IES. A vivncia no grupo interinstitucional e o trabalho na Ateno Bsica de Sade; permitiu vrias experincias, que com certeza enriqueceram nossa bagagem como acadmicos. Neste grupo tivemos a oportunidade de trabalhar em equipe multiprofissional, respeitar as diferentes opinies, conhecer o trabalho das instituies, agregar saberes, trabalhar a escuta, dialogar, entre outros aprendizados para conseguir ao alcanar os objetivos os quais nos uniram. Tambm ampliamos nossos conhecimentos sobre o modelo de sade em que estamos inseridos; conhecendo as reais necessidades da comunidade, desenvolvendo perspectivas para a construo de mudanas no modelo assistencial, na promoo da aprendizagem participativa, favorecendo, assim; a efetividades e resolutividade dos problemas encontrados na comunidade. Esta equipe interinstitucional serviu como instrumento para fortalecer a integrao entre as duas universidades e dos cursos da sade, o envolvimento com o servio de ateno bsica do Municpio e proporcionou uma nova formao acadmica: multiprofissional, contextualizada e resolutiva. O resultado de toda essa experincia tem sido observada no crescimento individual dos participantes, nos resultados que esto sendo finalizados pela equipe de trabalho e tambm pela seleo de novo projeto, que dar continuidade ao trabalho iniciado, nos anos de 2010 e 2011. O seguimento desta trajetria nos prximos dois anos, com certeza trar muitos outros aprendizados e conquistas.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Formao de recursos humanos, Interdisciplinaridade, PET-SADE</td></tr></table></tr></td></table></body></html>