9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:518-2


Poster (Painel)
518-2RODA DE DEBATE: UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA MATERNIDADE DE ALTO RISCO NOSSA SENHORA DE LOURDES EM ARACAJU-SE.
Autores:Maria Lusivânia de J. Borges (UNIT - Universidade TiradentesCEPS - Centro de Educaçaõ Permanente em Saúde) ; Maria Lusivânia de J. Borges (UNIT - Universidade Tiradentes)

Resumo

Introdução: Entende-se o estágio enquanto campo de conhecimento, espaço de reflexão teórico-prática, no qual o aluno começa a aproximar-se do mundo do trabalho, desenvolvendo assim habilidades e competências necessárias para o exercício profissional. Este estudo consiste no relato de experiência vivenciada enquanto supervisora de prática de estágio curricular dos alunos do curso de Serviço Social da Universidade Tiradentes (UNIT). O mesmo foi desenvolvido na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes em Aracaju no ano de 2008, instituição esta que atende gestante de alto risco de todo o estado de Sergipe e de cidades circunvizinhas da Bahia e Alagoas. Objetivos: refletir e problematizar junto com os educando a política de saúde, entraves e perspectivas no qual o Sistema Único de Saúde (SUS) vem passando; debater as atribuições e competências do Assistente Social no cuidado na atenção à saúde da mulher. Método: no primeiro semestre, foi utilizada roda de discussão, quinzenalmente com carga horária de quatro horas, leitura de textos, documentários, filmes abordando temas referentes à saúde pública sob a perspectiva histórica e sociológica, acolhimento enquanto uma tecnologia de intervenção em saúde, humanização no serviço. Já no segundo semestre utilizou-se temas específicos com objetivo de dá subsídios, ferramentas aos alunos para atuarem junto à maternidade, uma vez que na mesma desenvolve-se projetos como o Mãe Canguru, projeto Nascer, Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual. Foi produzida também referência bibliográfica contemplando temas transversais. Recomendações e conclusão: os estagiários/discentes avaliaram como positivo e satisfatório, uma vez que além troca de saberes, da consolidação e ampliação do arcabouço teórico a roda melhorou e aproximou as relações entre eles possibilitando também uma atuação mais segura no âmbito estágio e, consequentemente na formação profissional. Constatou-se também que a metodologia utilizada possibilitou a integração ensino-serviço. Assim, considera-se que o processo ensino-aprendizagem por meio da problematização, de estudos de casos aonde a teoria possibilita a leitura da realidade contribui para a construção de competências sociais, comportamentais e técnico-instrumentais, para o trabalho no SUS.


Palavras-chave:  estágio, Sistema Único de Saúde, ensino-serviço