9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:518-1


Poster (Painel)
518-1ACOLHIMENTO: uma experiência no cuidado em unidade de alto-risco
Autores:Maria Lusivânia de Jesus Borges (SMS - Secretaria Municipal de Saúde)

Resumo

No trabalho em saúde predomina o componente trabalho vivo em que as tecnologias leves são determinantes para uma atenção à saúde centrada no usuário, de forma integral, produtora de autonomia, que efetivamente defenda a vida individual e coletiva. O presente relato tem como objetivo descrever as ações que estão sendo realizadas para a implantação do acolhimento na Maternidade de Alto-Risco Nossa Senhora de Lourdes em Aracaju. O Acolhimento nesse espaço tem como proposta responder a demanda das usuárias, familiares que se encontram na recepção, ambulatório, que necessitam ser atendidos em suas necessidades, garantindo assim um espaço de troca, de escuta qualificada, medos e expectativas, identificando riscos e suas vulnerabilidades. Objetivo: Receber o usuário e ou familiar de forma solidária e acolhedora; Garantir que a escuta do usuário seja individualizada, sigilosa e qualificada; Trabalhar a diretriz do vínculo para que esta seja implantada logo no acolhimento; Pactuar juntamente com os trabalhadores (recepção, ambulatório) procedimentos que devem ser respeitados para a resolutividade no atendimento; Registrar Atendimento; Encaminhá-lo ao local de atendimentoserá utilizada uma planilha simples que deve ser utilizada pelos trabalhadores que fazem o acolhimento. Esperamos também que este espaço seja um provocador de mudança das práticas cotidianas, introduzindo uma clinica ampliada, criando e possibilitando aos usuários um espaço coletivo, onde estes sejam visto enquanto sujeito.objetivos: Responder a demanda que se encontra na recepção, e ambulatório;Encaminhamentar com responsabilidade com garantia de acesso a rede de atenção; Aumentar de eficácia no atendimento;Diminuir a ansiedade de usuários, familiares e profissionais; Aumento da satisfação do usuário;Padronizar de dados para estudo, pesquisa e planejamento; Melhorar as relações interpessoais.Metodologia: será utilizada uma planilha simples que deve ser utilizada pelos trabalhadores que fazem o acolhimento. Objetivando documentar o numero de casos atendidos e sua resolutividade e posteriormente será utilizado como referência para avaliação do serviço. Avaliação in loco onde deverá ser feita, o caminho percorrido pelo usuário que chega ao serviço, e qual o caminho que percorre para ter suas necessidades atendidas. Servirá também para entendermos de onde vem e quem demanda para sala de acolhimento. Bem como para onde vai. Sendo posteriormente analisado e expressado em gráfico.


Palavras-chave:  acolhimento, usuário, trabalho em saúde