9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:515-1


Poster (Painel)
515-1Atuação das residentes em Nutrição no Ambulatório Multidisciplinar de Hipertensão Arterial do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul
Autores:Soraia Poloni (IC-FUC - Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul) ; Adriana Morellato (IC-FUC - Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul) ; Sandra Mari Barbiero (IC-FUC - Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul)

Resumo

Introdução: A hipertensão arterial é uma doença multifatorial e representa um fator de risco independente, linear e contínuo para doença cardiovascular. O Ambulatório Multi-HAS foi criado em 2004 com o objetivo de controlar a pressão arterial de pacientes hipertensos de difícil manejo e avaliar a efetividade do tratamento com equipe multidisciplinar. É composto por dois grupos: Grupo Multidisciplinar, com atendimento por médico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta e Grupo Controle, com atendimento padrão do Sistema Único de Saúde (médico e enfermeiro). Objetivo: Relatar a atuação das residentes em Nutrição no Ambulatório Multi-HAS. Metodologia: Na 1ª consulta, os pacientes de ambos os grupos são atendidos por todos os profissionais da equipe. O objetivo da intervenção nutricional é oferecer ao paciente orientações sobre uma alimentação equilibrada de acordo com os princípios nutricionais e diretrizes para hipertensão arterial, além de avaliar o efeito desta orientação sobre o controle da pressão arterial. O nutricionista residente realiza: anamnese nutricional e alimentar, avaliação antropométrica e pactua as metas dietéticas. O paciente designado para participar do grupo multidisciplinar retorna a cada dois meses para reavaliação pela equipe. A cada retorno, o nutricionista residente identifica as dificuldades de adesão ao tratamento nutricional e discute com a equipe a conduta a ser tomada. Resultados alcançados: Observou-se que a maior parte dos pacientes do grupo Multidisciplinar adota mudanças de estilo de vida para controle da pressão. Após 1 ano de acompanhamento, o grupo Multidisciplinar apresentou redução significativa dos níveis pressóricos, o que não foi verificado no grupo Controle. Embora a redução de peso recomendada não seja alcançada pela maioria dos pacientes, observa-se uma melhora significativa no hábito alimentar. A integração do nutricionista residente com os demais profissionais da equipe multidisciplinar é de fundamental importância para decidir a melhor forma de manejar cada paciente, visando otimizar a adesão ao tratamento. Conclusão: Neste ambulatório, o nutricionista residente pode vivenciar uma prática diferenciada em nível hospitalar, na qual demonstra-se o papel fundamental da equipe multidisciplinar no tratamento da hipertensão arterial.


Palavras-chave:  hipertensão arterial, equipe multidisciplinar, educação nutricional